• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFAL-MG inaugura Espaço Maker no campus Poços de Caldas

Comunidade acadêmica se prepara para usufruir do espaço por meio de oficinas e projetos de extensão

Foto: Unifal-MG

A UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo – I9/Unifal e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec, inaugurou o NidusLab Maker do campus Poços de Caldas, no dia 04/09. O laboratório, conhecido também como Espaço Maker, é um ambiente de trabalho compartilhado que fomenta a criatividade e a cooperação entre os seus usuários.

Segundo a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, a inauguração representa um salto em empreendedorismo, inovação e na cultura maker dentro da UNIFAL-MG e em toda a região, por se tratar de um ambiente aberto ao público interno e externo. “A disponibilização do espaço permitirá que diferentes ideias possam tomar forma, além de instigar a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de diversas habilidades, formando cidadãos cada vez mais autônomos, proativos e capacitados”, afirmou.

Nos últimos meses, os laboratórios foram montados e receberam os equipamentos adquiridos, como computadores, impressoras 3D, cortadoras a laser e outras ferramentas e materiais úteis à prototipagem de projetos. De acordo com a professora Izabella, o valor aproximado de investimento para o espaço Maker do campus Poços de Caldas foi de R$ 152.000,00.

“O NidusLab Maker foi criado conforme a necessidade de difundir a cultura maker, a criatividade, a sustentabilidade e o espírito de colaboração dentro e fora da universidade. Espera-se que o espaço seja reduto de ideias, de inovação e, consequentemente, de empreendedorismo. Além disso, a abertura do espaço pode auxiliar significativamente a produção e o desenvolvimento de novos estudos, materiais e pesquisas dentro da universidade”, ressaltou a diretora da Agência de Inovação.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, na oportunidade, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e das empresas parceiras, que auxiliam na missão da Instituição, e convidou a todos para conhecerem o novo laboratório após o descerramento da placa de inauguração. “O diálogo com as empresas, em especial as incubadas, é importante para a construção da nossa Universidade. Nesse sentido, desenvolver o conhecimento científico com responsabilidade social e ambiental, por meio de projetos e cursos, mostra o compromisso da UNIFAL-MG com um planeta que seja a nossa casa e que a gente possa deixar para as gerações futuras um mundo melhor”, disse o reitor.

A solenidade contou com a presença de representantes de diversos segmentos ligados ao empreendedorismo e a inovação em Poços de Caldas. Além da professora Izabella e do Prof. Sandro, a ocasião contou com as considerações do diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, Franco Otávio Tobias Martins, e dos representantes das startups incubadas Weazee, Gabriel Bertozzi, e Icro-Digital, Armando Marsariolli,  e das startups parceiras; Reuso Recicla, Yula Merola,  e Olisoft, representada por Marcelo Berchez.

Projeto Espaço Maker

Com a intenção de iniciar o desenvolvimento da cultura maker dentro e fora da UNIFAL-MG, a professora Izabella e o TAE Klauber Sales Silva, criaram o projeto de extensão “Educação maker – laboratório sem fronteiras!”, que contará com eventos e oficinas para disseminação de conhecimento. As atividades do projeto contarão com as oficinas “Aprenda como fazer modelagem para impressoras 3D”, “Jogando e inovando” e “Crie e inove”, programadas para os meses de setembro e outubro.

De acordo com a coordenação, o objetivo é proporcionar o desenvolvimento da cultura maker para que a comunidade interna e externa possa tornar suas ideias em realidade, desenvolvendo tecnologias próprias, dispositivos, ferramentas e projetos que reforcem suas habilidades perante a sociedade. “A cultura maker é um movimento que chega para incentivar a criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade, estimulando os indivíduos a fazer e colocar a mão na massa. Devido a interação com a comunidade externa o projeto muito se beneficiará com a obtenção de voluntários, pois os discentes poderão aproveitar das experiências proporcionadas pelo ambiente inovador, desenvolvendo suas habilidades socioemocionais e técnicas”, afirmaram na proposta do projeto.

O projeto será executado inicialmente no espaço maker localizado nos campi de Alfenas e Poços de Caldas, e contará com voluntários capazes de manusear os equipamentos tecnológicos e apresentar as atividades do NidusLab Maker para os interessados.

Espera-se que, ao final da ação, a comunidade acadêmica e local tenham desenvolvido a cultura maker e estejam familiarizadas com a funcionalidade do NidusLab Maker e seus benefícios, que envolvem a criação e desenvolvimento de projetos inovadores tecnológicos e que podem estar relacionados ao empreendedorismo.

Fonte: Unifal-MG