Tamanduá bandeira é resgatado com ferimentos em Perdões

Na manhã desta quinta-feira (16) a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras realizou o resgate de um tamanduá bandeira em uma fazenda do município de Perdões. O espécime que está na lista de animais ameaçados de extinção estava ferido e foi levado para tratamento veterinário.

Por volta das 9h30, a equipe de policiais foi acionada para fazer a captura de um tamanduá bandeira em uma fazenda às margens da BR-381. O animal estava no estábulo de cavalos e se encontrava assustado. Após uma captura tensa, porém cuidadosa, foi verificado que o animal estava com machucados pela face e pernas traseiras.

Devido os ferimentos apresentados, o espécime foi levado para cuidados veterinários. Assim que estiver recuperado, o animal será reintroduzido em seu habitat natural.

O tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. No Brasil está na lista de animais em risco de extinção.

A polícia militar orienta ainda que “ao se deparar com espécies nativas não se aproxime, os animais mesmo que dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos para todos. Afaste-se e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente. Não maltrate animais, muitas das vezes eles se aproximam de residências a procura de alimento ou em fuga de algum perigo”, informou.

“Denúncias de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo email pelmamblavras@gmail.com Não se cale, o crime não pode vencer!”.

Fonte e foto: PMMA

Compartilhar:
Veja mais