• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Secretária de Educação DE Varginha visita Centro de Reintegração Social (CRS – APAC Varginha)

Seu propósito é oferecer alternativas para a recuperação do condenado,  garantindo uma forma mais humanizada de reinserção na sociedade.

Foto: Prefeitura de Varginha

A Secretária Municipal de Educação de Varginha, Juliana de Paula Mendonça e a coordenadora pedagógica da EJA, Vânia de Fátima Flores Paiva, estiveram no CRS – Centro de Reintegração Social – APAC Varginha na terça-feira, 28 e  foram recebidas pelo Encarregado de Administração  do Centro, Anderson Ferreira, que mostrou todo o espaço explicando o seu  funcionamento.

A APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O objetivo da A é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é oferecer alternativas para a recuperação do condenado,  garantindo uma forma mais humanizada de reinserção na sociedade.

O Centro de Reintegração Social (CRS), criado pela APAC é um espaço onde é aplicada uma metodologia própria para a recuperação.  Nele, há recintos separados para cada regime de cumprimento de pena, não permitindo a comunicação entre os regimes. 

O CRS oferece ao recuperando a oportunidade de cumprir a pena, próximo de seu núcleo afetivo: família, amigos e parentes, facilitando a formação de mão de obra especializada, favorecendo assim, a reintegração social, respeitando a Lei e os direitos do condenado.

A visita teve por objetivo conhecer o espaço para estudo de atendimento escolar aos recuperandos, não alfabetizados, por meio de abertura de uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA Anos Iniciais. No local foram levantados dados e informações importantes que, após analisadas e avaliadas, serão encaminhadas ao Executivo para aprovação. 

Conforme explica a Secretária de Educação, “Estamos analisando as legislações para a viabilidade de oferta da Educação de Jovens e Adultos “, explicou a secretária de educação.

Fonte: Prefeitura de Varginha