• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFEI se torna integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica

A Rede surgiu com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.

Foto: UNIFEI

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) se tornou parte oficial da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), ao lado de outras instituições e centros de pesquisa mineiros e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que se uniram para elaborar soluções e alternativas que tornem a Ciência em um assunto mais próximo e acessível à população em geral, com o objetivo de divulgar o fazer científico desenvolvido no meio acadêmico.

A representante da UNIFEI na RMCC é a professora Jane Raquel Silva de Oliveira, do Instituto de Física e Química (IFQ), que faz parte da coordenação do projeto de divulgação científica “Uai, Me Conta?!”, cujo fomento se dá por meio do Edital 05/22 da FAPEMIG.

Desde 2015, a RMCC reúne mais de 20 representantes de estruturas de comunicação de empresas públicas e privadas de Minas Gerais. A Rede surgiu com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.

 Atualmente, a RMCC trabalha em diferentes frentes com objetivo de dar mais visibilidade às informações de ciência, tecnologia e informação, além da organização de eventos na área de divulgação da Ciência, como a 12ª edição do Fala Ciência, que aconteceu em 29 de novembro de 2023 e contou com a participação da professora Juliana Fedoce Lopes, do IFQ, e de Fernanda Honorio, ambas da equipe do “Uai, Me Conta?!”.

 Para mais informações sobre a RMCC, os interessados podem acessar o link: https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/

Uai, Me Conta?!

O objetivo principal do “Uai, Me Conta?!” é desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica que tenham como foco mostrar a diversidade de cientistas e produções de conhecimentos das diferentes microrregiões de Minas Gerais, apresentando, por meio de diferentes formatos digitais, o fazer científico na perspectiva de quem faz a Ciência mineira, além de toda a riqueza do Estado.

Fonte: UNIFEI