• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Lavras sedia workshop de proteção e defesa de barragens com participação nacional e internacional

A programação conta com palestras e exercícios práticos dirigidos, relativos à estruturação e integração do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Contingência (PLANCON)

Foto: Prefeitura de Lavras

O evento, que é anual, neste ano teve a cidade de Lavras escolhida como sede. Serão três dias de workshop. O objetivo é promover treinamento para órgãos federais, nacionais e municipais de proteção e defesa das barragens. 

A programação conta com palestras e exercícios práticos dirigidos, relativos à estruturação e integração do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Contingência (PLANCON), havendo dinâmicas sucessivas e interdependentes entre as etapas. 

O evento é uma realização da Defesa Civil Nacional, Comitê Brasileiro de Barragens e Aliança Energia. Sua comissão organizadora é composta por Rafael Machado, representando a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, José Bernardino Botelho, do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e Frederick Nunes e Sandro Horta, representando a Aliança Energia.

Carlos Alberto Silva, 1º Sargento Chefe da Defesa Civil da Cidade de Lavras, ressaltou a importância do Workshop: “Esse evento é de grande importância para nossa cidade, pois vamos tratar de diversos assuntos relacionados a segurança de barragens em geral, principalmente estaremos atrelados às informações relacionadas a Usina do Funil, que está em nosso município”. 

Carlos ressaltou ainda a relevância da integração do Plano de Emergência da Usina do Funil e o Plano de Contingência Municipal da cidade Lavras. “A usina do Funil é segura, caso houver uma eventualidade, estaremos prontos para atuar”, finalizou Carlos”. 

Estiverem presentes na solenidade de abertura, a Prefeita Jussara Menicucci representando o Governo de Lavras, Polícia Militar de Minas Gerais, Defesa Civil de Lavras, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de vários Estados brasileiros e Defesa Civil e Órgãos de Proteção do Suriname.

Fonte: Prefeitura de Lavras