• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Varginha sedia o encontro regional de formação de conselheiros de alimentação escolar – CAE

A empresa SHA Alimentação é a responsável pelo preparo das 15 mil refeições que são servidas diariamente nas escolas municipais e creches.

Foto: Prefeitura de Varginha

No último dia 13 de abril, Varginha sediou o Encontro Regional de Formação do Conselho de Alimentação Escolar, realizado pelo Centro Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (CECANE IFSULDEMINAS), por determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O CECANE IF Sul de Minas, que é o centro colaborador em alimentação e nutrição escolar, um projeto do FNDE, tem o objetivo, com o evento de formação para conselheiros, de fortalecer os conselhos de alimentação escolar – CAE, e capacitar tecnicamente e operacionalmente os conselhos de Varginha e da região, para que os conselheiros possam atuar na prática, desempenhando as suas atribuições para a garantia do direito do aluno alimentação escolar de qualidade e quantidade”, explicou Raphaela Mendes, técnica do CECANE que conduziu a formação.

O encontro contou com a participação de conselheiros do CAE de Varginha e da região. Segundo Daniele Moreira, presidente do CAE Varginha, “é sempre gratificante participar de um evento onde a Alimentação Escolar é prioridade, e a saúde da criança é colocada em questão. A troca de experiências entre os municípios vem para acrescentar e motivar para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Merenda Escolar”.

“Eu queria agradecer à secretária de educação Juliana e ao prefeito Vérdi a participação nessa formação do Conselho de Alimentação Escolar. Está sendo uma oportunidade muito interessante para conhecer e poder vivenciar um pouquinho mais sobre alimentação escolar. Espero que a gente possa fazer mais encontros, e a cada dia mais melhorar a questão da alimentação dos nossos alunos”, registrou Marcelo Henrique dos Santos, professor da rede municipal de Varginha que está atuando pela primeira vez como conselheiro do CAE.

Para a Secretária de Educação Juliana Mendonça, “momentos como este são essenciais para oportunizar a troca de experiências que possam agregar na melhoria da qualidade da merenda escolar, para que os alunos tenham garantido o seu direito à alimentação saudável e nutritiva dentro das escolas e Cemeis”.

O prefeito Vérdi Melo esteve presente na abertura do Encontro, oportunidade em que deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da Merenda Escolar na formação dos alunos da rede municipal de ensino. “Para muitos dos nossos alunos a merenda escolar é a única do dia. Por isso temos uma preocupação muito grande no seu preparo, oferecendo merenda de qualidade, com acompanhamento de nutricionistas oferecendo alimentos saudáveis e nutritivos “, disse o Prefeito.

A Merenda Escolar em Varginha

A rede municipal de ensino de Varginha atende 11.500 alunos, matriculados em 21 Centros Municipais de Educação Infantil e 14 escolas de ensino fundamental. Para o ano de 2023, está previsto um investimento na ordem de 9 milhões e meio de reais na merenda escolar desses estudantes.

Os alimentos produzidos pela agricultura familiar estão presentes na alimentação dos alunos. São beneficiados 50 produtores do município de Varginha e também da cidade vizinha de Três Pontas, de onde os alimentos são adquiridos e distribuídos nas escolas e creches.

Embora a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE obrigue o investimento mínimo de 30% dos recursos em produtos da agricultura familiar, no ano de 2022 Varginha investiu 91,82% dos recursos PNAE em produtos da agricultura familiar, beneficiando assim 50 produtores do município de Varginha e também da cidade vizinha de Três Pontas.

Semanalmente, são entregues aproximadamente 8 toneladas e meia de hortifruti, e 1200 litros de iogurte, que são utilizados na merenda escolar da rede municipal. A empresa SHA Alimentação é a responsável pelo preparo das 15 mil refeições que são servidas diariamente nas escolas municipais e creches.

A alimentação é integrada às atividades pedagógicas das escolas e creches, por meio de atividades de educação alimentar e nutricional, e também na avaliação nutricional dos estudantes da rede municipal, realizada em parceria com o Programa Saúde na Escola.

Em Varginha, a merenda escolar é um trabalho de vários atores: produtores rurais, setor de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação, empresa terceirizada e Conselho de Alimentação Escolar.

Todos trabalham juntos para minimizar os impactos relacionados à desnutrição ou à obesidade infantil, fornecendo refeições saudáveis e ensinando aos alunos a importância de uma alimentação adequada.

Fonte: Prefeitura de Varginha