• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Varginha é segunda cidade do Estado em número suspeitos de coronavírus

Boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgado no início da noite desta terça-feira (3), confirmou quinto caso suspeito na cidade

Subiu para sete o número de casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas, segundo boletim oficial Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgado no início da noite desta terça-feira (3). Com o quinto caso suspeito confirmado, Varginha se tornou a segunda cidade do Estado em número de suspeitas da doença. Belo Horizonte lidera o ranking com possíveis 27 casos.

Na última segunda-feira (2), um caso suspeito havia sido confirmado pelo órgão em Lavras. O novo boletim, porém, aponta que Pouso Alegre também tem uma suspeita da doença. Agora, são cinco casos em Varginha, um em Pouso Alegre e um em Lavras. Alfenas também possui uma notificação, mas ainda sem confirmação da secretaria, por isso fica fora da lista de suspeitas.

Três dos cinco varginhenses com suspeitas seguem internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. De acordo com o hospital, a Fundação Ezequiel Dias (Funed-BH) realizou exames para nove tipos de vírus e nenhum deles foi detectado. Amostras serão enviadas para análises na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Reprodução Internet

No Estado, o número também subiu de 48 para 58. Segundo nota divulgada nesta terça-feira, a Secretaria informou que “em 2020, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recebeu a notificação de 64 casos suspeitos de infecção humana pelo COVID-19 . Todas as notificações recebidas foram avaliadas e discutidas, caso a caso, com as autoridades de saúde do Ministério, Estado e municípios. A primeira suspeita em Minas Gerais foi notificada no dia 28 de janeiro de 2020 e até a Semana Epidemiológica 09/2020 do total de notificações, 58 (88%) que atendem a definição da OMS, permanecem em investigação, 06 (12%) foram descartados e nenhum foi confirmado. Resumindo: atualmente são 58 casos suspeitos e 6 foram descartados”.

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distindos para apresentação de seus boletins diários.

Brasil – Em 2020, o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 488 casos para investigação de possível Infecção Humana pelo COVID-19. Os dados estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (IVIS), disponível no endereço eletrônico http://plataforma.saude.gov.br/.

Mundo – De acordo com a OMS, com dados publicados até esta terça-feira (3), foram confirmados no mundo 88.948 casos de COVID-19. Os dados epidemiológicos sobre o surto atual de COVID-19 são provenientes do site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois os mesmos são validados internacionalmente. Orienta-se não utilizar outra fonte de informação. As informações sobre COVID-19 estão disponíveis no endereço eletrônico da OMS: https://www.who.int/emergencies/diseases/nov el-coronavirus-2019 .

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *