• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Professores do Ensino Fundamental II participam de formação de metodologias ativas e tecnologias educacionais

Formação aconteceu no auditório da EM Domingos Ribeiro de Rezende.

Foto: Solange Conde/SEDUC

Na quinta-feira, 18/08/2022, os professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Varginha participaram de uma formação voltada para as metodologias ativas de ensino e tecnologias inovadoras, com o objetivo de colocar em prática novas propostas educacionais e assim, avançar em direção a uma educação mais conectada com a atualidade. A busca de formar os docentes, frente às novas tecnologias e metodologias, deve ser encarada como uma realidade a ser cuidadosamente aplicada, com o intuito de formar e torná-los mais capacitados para educar e conduzir o estudante, de maneira mais adequada no mundo do conhecimento.

A formação aconteceu no auditório da EM Domingos Ribeiro de Rezende, onde estiveram presentes os professores dos diversos componentes curriculares de 6º ao 9º anos, das quatro escolas municipais do Ensino Fundamental II, as supervisoras pedagógicas desse segmento e as coordenadoras da SEDUC, Solange Conde e Vânia Flores Paiva.

O encontro foi conduzido pela coordenadora Vânia Flores Paiva, que apresentou a importância da interdisciplinaridade, uma prática que procura romper com padrões tradicionais e que auxilia na compreensão e aplicação de conteúdos de modo hábil, promovendo a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas, para permitir que o estudante possa elaborar uma visão mais ampla a respeito de temáticas em comum entre as disciplinas e conteúdos de aprendizagem. Foi introduzido também o modelo STEAM, uma abordagem de trabalho interdisciplinar que pode ser utilizada no cotidiano escolar e prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Com ela, é possível “aprender fazendo”, de forma mais desafiadora e atrativa, os conteúdos apresentados. Essa integração das áreas do conhecimento, permite aos estudantes usar conexões entre as mesmas, na hora de resolução de problemas diários.

A formação terá continuidade no decorrer do 2º Semestre, onde acontecerão mais encontros como esse.

Fonte: Solange Conde/SEDUC