Encontro Nacional de Lideranças Mulheres do Café: Sistema Faemg Senar apoia valorização feminina na cafeicultura
O evento propõe capacitação às mulheres do agronegócio café, visando oportunidades, troca de experiências e conexões.
Foto: Sistema Faemg Senar
O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança (SINDIBOA) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, está apoiando o Encontro Nacional de Lideranças Mulheres do Café, promovido pela Wofse Produções. O evento vai acontecer neste sábado (25), das 13h às 17h, no Via Café Garden Shopping, em Varginha. A iniciativa é uma extensão do Encontro Mineiro de Cafeicultoras, no qual um grupo de mulheres criou um conselho, formado por 09 integrantes, cujo propósito é fomentar encontros, palestras, seminários e oportunidades de networking entre as mulheres do campo.
A gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema FAEMG, Silvana Novais, participará com um vídeo que será exibido durante o encontro, abordando a relevância das mulheres na cafeicultura. Ela destaca que este é um momento propício para destacar as mulheres que são um potencial no setor, proporcionando-lhes a visibilidade que merecem.
“É gratificante ver este evento acontecendo, pois, as mulheres na cafeicultura têm sido protagonistas há bastante tempo. Ao longo da história da cafeicultura, elas têm desempenhado um papel ativo, embora muitas vezes tenham permanecido nos bastidores, sem voz. Embora participassem ativamente nos processos, raramente tinham a oportunidade de compartilhar todo o conhecimento que elas têm. Atualmente, as mulheres têm se posicionado mais no setor e é o momento de dar destaque às líderes na cafeicultura, proporcionando-lhes conhecimento, para que possam desempenhar com excelência esse papel de liderança”, explicou.
O evento propõe capacitação às mulheres do agronegócio café, visando oportunidades, troca de experiências e conexões. As palestras vão abordar uma variedade de temas essenciais sobre a produtividade da lavoura, qualidade, comercialização, empoderamento da mulher no campo e sua atuação na gestão de propriedades e todo o seu negócio.
O diretor da Wofse Produções e organizador do evento, enfatiza que o encontro proporcionará um espaço para abordar questões visando melhorias no setor. Além disso, destaca o compromisso de acolher as mulheres, para que, cada vez mais, sejam conhecidas e seus trabalhos sejam divulgados.
“A cooperação nos dá direcionamento e, sendo assim, o evento proporciona sororidade. Somos um conselho e uma equipe voltada à valorização das mulheres no agronegócio, o convite que o evento faz é fortalecer a presença feminina no setor, dar voz e continuidade ao trabalho árduo de mulheres que lutam por igualdade de direitos em favor do avanço do seu espaço”, relatou.
Diversas empresas, instituições e cooperativas estão apoiando o Encontro Nacional de Lideranças Mulheres do Café. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/encontro-nacional-de-liderancas-mulheres-do-cafe/2184128?fbclid=PAAaakSuRtzr1_vsGCtdIDJk7z70T9oP1_y4JY_t5cVvyBd-gh2wuxq_L_5TQ&referrer=l.instagram.com).
Fonte: Sistema Faemg Senar