• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Corpus Christi: Mistério da Quinta-Feira Santa é revivido à luz da Ressurreição

Igreja repete o êxodo de Jesus do Cenáculo para o monte das Oliveiras com Procissão Eucarística

Tapete na Matriz do Divino em 2017 / Foto: Salomé Cassimiro

Igreja Católica celebra a Festa do Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi nesta quinta-feira (31), revivendo o mistério da Quinta-Feira Santa, às Luz da Ressurreição de Cristo. A Festa é celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A tradição entre os católicos para essa data é confeccionar tapetes por onde a procissão passar.

Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

Em Varginha, 7 das 9 paróquias da cidade confeccionarão tapetes. Todas prepararam uma programação especial para celebrar uma das datas mais importantes para o Catolicismo. Em Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano, celebra a missa das 15 horas, seguida de procissão. Confira a programação na próxima página.

Paróquia Mártir

08h – Missa na Matriz do Mártir seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 4 horas da madrugada)

09h – Missa na comunidade Sagrado Coração, seguida de procissão

19h – Missa Matriz do Mártir

19h – Missa na comunidade Santa Maria

Matriz Divino Espírito Santo

09h – Missa na Matriz do Divino, seguida de procissão

09h – Missa nas comunidades Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Lourdes e São Vicente. Após a missa procissões em todas as comunidades

19h – Missa na Matriz do Divino

Paróquia Sant’Ana

8h – Missa na Matriz de Sant’Ana, seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 4 horas da madrugada)

19h30 – Missa na Matriz de Sant’Ana

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

8h – Missa na Matriz de Fátima, seguida de procissão

 

 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

8h – Missa na Matriz do Rosário, seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 5 horas da manhã)

19h – Missa na Matriz do Rosário

Paróquia Imaculada Conceição

10h – Missa na comunidade São Judas Tadeu

17h – Missa na comunidade São Pedro, seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 7 horas da manhã)

Paróquia São José

09h – Missa em frente o Ginásio da Escola Camilo Tavares, seguida de procissão para a Matriz de São José (Confecção de tapetes a partir das 3 horas da madrugada)

 

 

 

Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, OFM

15h – Missa na Matriz do Frei Galvão, seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 7 horas da manhã)

 

Paróquia Cristo Luz dos Povos

08h – Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, seguida de procissão (Confecção de tapetes a partir das 3h30min da madrugada)

19h – Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida

Campanha

Em Campanha, a Paróquia Santo Antônio celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo com três horários de missas.

7h e 10h – Missa na Catedral de Santo Antônio

15h – Missa na Catedral de Santo Antônio celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, seguida de procissão pelas ruas de Campanha. (Confecção de tapetes a partir das 8 horas da manhã).

Em 2017, na celebração de Corpus Christi, Dom Pedro passou um recado em sua homilia: “Recebi uma mensagem de um amigo perguntando: Dom Pedro, na quinta-feira de Corpus Christi, eu devo participar somente da missa ou só da procissão? Respondi: Da missa e da procissão!”, enfatizou o Bispo Diocesano.

Nesta sexta-feira (1), a Paróquia de Santo Antônio inicia o a Trezena e Festa do Padroeiro, comemorado no dia 13 de junho. Confira a programação completa no Facebook da paróquia – https://www.facebook.com/paroquiasantoantonio.campanhamg.

Pentecostes Diocesano

Em comunicado oficial, a Diocese de Campanha anunciou a nova data para o Pentecostes Diocesano, que seria celebrado no dia 27 de maio, mas, em virtude da greve dos caminhoneiros, teve que ser adiado.

O Evento católico acontece no próximo dia 1º de julho, no Parque Dondinho, em Três Corações. O 29º Pentecostes Diocesano, com o tema “Necessário voz é nascer de novo” (Jo 3,7b).

Para mais informações entre em contato com as secretarias das Paróquias da Diocese.

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Iago Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *