• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

UNIFEI inicia a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2028

Foto: UNIFEI

Inicia-se no mês de março a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que deve ser executado no período de 2024 a 2028. Trata-se de um instrumento de gestão universitária que apresenta como a Instituição planeja o seu desenvolvimento e define quais são e como alcançar os seus objetivos, alinhados à missão, à visão e ao atendimento dos interesses públicos.

A construção do PDI possibilita à Universidade refletir sobre as prioridades institucionais para a tomada de decisão, o que influencia as ações e resultados em ensino, pesquisa, extensão e administração. Ele também é importante para a racionalização de recursos e viabiliza a gestão estratégica, além de ser requisito para avaliações internas e externas, para o credenciamento da UNIFEI como Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), e para a oferta de cursos e programas à distância.

Elaboração do PDI

O processo de elaboração do PDI, apreciado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) no ano de 2022, envolve três grandes etapas: preparação, diagnóstico da situação atual e planejamento da situação desejada.

A etapa de preparação, ocorrida entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 e desempenhada pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), consistiu no planejamento do projeto como um todo, buscando-se a adequação das metodologias de desenvolvimento à realidade da UNIFEI. Houve a definição de três equipes, responsáveis pela supervisão, coordenação e execução das atividades.

A equipe de supervisão e acompanhamento de todo o trabalho consiste nos servidores da SDI; a coordenação das atividades, estratificadas por grupos de trabalho, ficou a cargo de membros da Administração Central da UNIFEI; já a equipe executora conta com servidores técnicos e docentes de diversos setores da Instituição, inclusive das unidades acadêmicas, que foram designados por suas chefias ou se voluntariaram ao trabalho. A elaboração do plano também conta com a participação voluntária de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Ainda na etapa de preparação, foram propostas atividades de engajamento e discutidos os elementos necessários para a realização do plano, como definição de canais de comunicação; descrição da metodologia e criação da proposta de trabalho; consolidação de documentos de referência, como leis, regulamentos, políticas, planos de governo e outros PDIs; identificação da missão, visão e valores da Instituição; registro da documentação quanto às lições aprendidas e pontos de aprimoramento.

Na fase de diagnóstico, que acontece entre fevereiro e março deste ano, está sendo feita uma análise crítica do PDI anterior, considerando-se: os resultados positivos e negativos alcançados, a fim de se estabelecer uma base para o novo planejamento e identificar seu potencial; as demandas da Universidade, tanto as setoriais como as da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que estão sendo levantadas por meio de uma consulta pública, aberta aos usuários da UNIFEI, seus colaboradores, bem como aos seus parceiros nas iniciativas pública e privada; a realização do levantamento de diretrizes e recomendações que influenciam o planejamento, como programas, planos, políticas públicas, regulação e legislação, entre outros. A contextualização de todos esses elementos possibilitará a realização da etapa seguinte.

Na etapa de planejamento, prevista para os meses de abril a julho, deverá ser consolidado o inventário de necessidades, definindo-se critérios de priorização, objetivos, indicadores e metas e identificando-se os fatores críticos de sucesso para cada objetivo, com inclusão do plano de gestão de riscos da Universidade que acompanhará este PDI. Nesta fase está previsto o planejamento de recursos humanos e orçamentários, de infraestrutura e do processo de controle do PDI nos próximos anos.

Após a consolidação dessa última etapa, entre julho e agosto deste ano, o documento do Plano deve ser submetido ainda a uma última consulta pública e, em seguida, finalizado e encaminhado para deliberação do CONSUNI. Se for aprovado pelo Conselho, o plano deve ser submetido ao Ministério da Educação e publicado no site da UNIFEI, para amplo conhecimento da sociedade.

PDU

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) é uma ferramenta de planejamento que instrumentaliza a gestão da unidade acadêmica (UA), integrando seus elementos ao PDI e oportunizando a gestão integrada da UNIFEI. Ele fornece aos gestores e aos colaboradores uma visão geral da UA e seu posicionamento frente às estratégias de seu próprio desenvolvimento.

A ferramenta, que deve ser elaborada por cada unidade acadêmica simultaneamente ao desenvolvimento do PDI, é importante pelo desdobramento dos objetivos e das ações estratégicas do plano institucional de acordo com as peculiaridades de cada unidade e pode estabelecer uma visão de médio prazo sobre a meta almejada pela UA e promover a transparência em suas gestões.

O PDU envolve a formulação das diretrizes que irão nortear as ações da UA por um determinado período (planejamento), considerando-se os indicadores e metas, que orientam a tomada de decisão com base em dados de desempenho de tais unidades.

O alinhamento entre o PDI e os PDUs prevê o endereçamento das demandas estratégicas, táticas e operacionais de forma sistêmica; a transparência da gestão das unidades; a otimização e gestão de tempo e recursos, conforme priorização e foco da administração, e o direcionamento uníssono das ações institucionais.

Fonte: UNIFEI