• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Escolas da rede estadual receberão suporte técnico para cultivo de hortas

Quatro unidades que já realizavam atividades relacionadas ao cultivo sustentável de hortaliças foram selecionadas no Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Foto: CSul

Quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram selecionadas no Projeto Rural Sustentável – Cerrado, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). 

As unidades escolhidas já realizavam atividades pedagógicas com hortas escolares e inscreveram projetos que terão, agora, suporte técnico voltado à produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. 

Um dos objetivos reforça que as ações sejam, também, disseminadas às comunidades locais. As escolas contempladas são: EE Coronel Tonico Franco, de Ituiutaba; EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí; EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu; e  EE Deputado Renato Azeredo, de Sete Lagoas. 

Agronegócio

A EE Coronel Tonico Franco, de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) oferece o curso profissionalizante de Agronegócio e, mesmo com pouco espaço disponível, conta com uma pequena plantação. 

Segundo o professor Heitor Franco de Souza, os estudantes realizam o plantio de tomate, alface, pimenta, limão, milho e banana em um espaço de 30m². “Aqui a gente ensina a técnica da compostagem orgânica para o adubo da terra. Os alunos colocam a mão na massa e fazem tudo. A turma gosta de ir para a prática e isso é enriquecedor para eles que vão, em breve, atuar no mercado de trabalho e terão essa consciência ambiental”, pontua o professor. 

Em Sete Lagoas, a EE Deputado Renato Azeredo também conta com uma horta. A diretora Ane Cristian Pontelo explica que  a ideia é disseminar a informação técnica. “Já existe uma horta comunitária aqui no bairro onde fica a escola. A nossa proposta é ampliar os conhecimentos sobre as alternativas sustentáveis e repassar aos cuidadores do espaço. O conhecimento vai sair dos muros da escola e será compartilhado para a comunidade”, pontua Ane. 

Diretora da EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu, Ana Beatriz conta que o projeto de horta é novo na turma de agropecuária do ensino profissionalizante na escola.  “Esse projeto é válido para o desenvolvimento intelectual dos nossos estudantes, pois eles estarão aliando teoria à prática agronômica, além de aprender sobre sustentabilidade, uso racional da água e utilização de adubos orgânicos, entre outras técnicas”. 

Já a EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí, é uma escola rural e também oferece cursos profissionalizantes na área agrária. Segundo a professora de química, Clenia Mara de Morais, é de grande importância a inserção da escola em projetos que visam o reforço das técnicas sustentáveis no campo. 

A lista das escolas selecionadas por estado pode ser conferida neste link. Ao todo, 41 escolas se inscreveram. Minas Gerais responde por  20% das inscrições. 

Sustentabilidade

Os projetos inscritos têm a finalidade de sensibilizar estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas para a temática sustentabilidade nas práticas agrícolas. 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica e financeira, e a Embrapa pela coordenação científica. 

As atividades serão realizadas junto às escolas em formato híbrido (presencial e virtual). As ações envolvem oficinas e imersão com características específicas para cada faixa etária. A proposta é integrar as atividades ao currículo escolar e desenvolvidas durante o ano letivo de 2023. 

Fonte: Agência Minas