Unifei comemora 110 anos de história, inovação e contribuição para o desenvolvimento tecnológico
As celebrações contaram com a presença do Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; do Reitor da Unifei, Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni e do Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio Carlos Ancelotti Junior
Foto: Prefeitura de Itajubá
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou na última semana uma série de eventos em comemoração aos seus 110 anos. As celebrações contaram com a presença do Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; do Reitor da Unifei, Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni e do Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio Carlos Ancelotti Junior.
A inauguração do campus de expansão, as homenagens à ex-alunos e docentes, além do descerramento de uma placa comemorativa aos 110 anos da instituição marcaram as celebrações.
Além dos 110 anos da Unifei, foram feitas homenagens aos 100 anos da Associação dos Diplomados da Universidade (AD-Unifei), os 50 anos do campus Professor José Rodrigues Seabra em Itajubá e os 15 anos do campus Theodomiro Santiago em Itabira.
“A Unifei é um patrimônio de Itajubá, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade e da região. Nesses 110 anos, a universidade se consolidou como referência em ensino, pesquisa e inovação. É uma honra para nossa cidade ser parte integrante dessa história de sucesso”, afirmou o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.
UNIFEI
A Unifei, fundada em 1913 como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), teve como fundador o advogado Theodomiro Carneiro Santiago. Inspirado por ideais práticos e inovadores, Theodomiro Santiago estabeleceu a missão de formar engenheiros mecânicos e eletricistas com um enfoque prático e uma ligação estreita com a realidade industrial.
Desde então, a instituição atravessou diversas fases, superando desafios como a federalização em 1956 e a transformação em universidade em 2002. A Unifei desempenhou um papel fundamental na formação de profissionais altamente qualificados, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de tecnologias que impulsionaram o progresso do Brasil.
Recentemente foram anunciadas duas novas iniciativas que irão reafirmar ainda mais a importância da Unifei no cenário internacional: o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) e o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB). Ambos serão construídos no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI) em um total de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados.
O Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) irá produzir e armazenar hidrogênio, sem emissões de CO2, de forma experimental, para estudar a aplicação do hidrogênio verde nos setores industriais, na geração de energia elétrica e na busca de alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.
Já o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), pioneiro no mundo, proporcionará instalações de testes para que se possa avançar com segurança no processo de produção dos reservatórios do pré-sal brasileiro.
Fonte: Prefeitura de Itajubá