• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Sistema Faemg Senar apoia o Dia de Campo em Boa Esperança, realizado pela Fundação Procafé

Neste ano, o tema do evento é “As Tecnologias que você pode ver”

Foto: Sistema FAEMG SENAR

A Fundação Procafé, em parceria com o Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança (Sindiboa), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe) e SEBRAE, vai promover o Dia de Campo em Boa Esperança. O encontro será nesta quarta-feira (10), a partir das 13h.

Neste ano, o tema do evento é “As Tecnologias que você pode ver”, onde os produtores terão a oportunidade de visualizar e aprender sobre as inovações que podem transformar o cultivo de café.

O engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, explicou que o evento abordará temas importantes para cafeicultores que estão localizados próximo as margens de furnas, uma área influenciada pelo clima quente da região.

“Hoje as margens de furnas representam uma cafeicultura muito importante para o Sul de Minas, tendo em vista que aproximadamente metade do café produzido na região vem dessa área, que é bastante influenciada pelo clima ao redor da represa de furnas. Na Fazenda Experimental de Boa Esperança, nosso objetivo é conduzir pesquisas focadas nesse tipo de produção, buscando inovações e técnicas que se alinhem com as condições do local”, explicou Alysson.

Serão quatro estações que abordarão diferentes temas para cafeicultores, agrônomos, profissionais técnicos, acadêmicos, líderes do setor e demais envolvidos no setor cafeeiro. Confira a programação:

• ESTAÇÃO 01: Alternativa de cultivo de cafeeiros robustas na região da bacia de furnas, Sul de Minas;
• ESTAÇÃO 02: Uso do drone na cafeicultura;
• ESTAÇÃO 03: Safra zero x adubação;
• ESTAÇÃO 04: Prejuízos pela ferrugem a longo prazo.

O agente de desenvolvimento rural do Sindiboa, Rogério Schiavoni, explicou que o Dia de Campo da Fazenda Experimental de Boa Esperança vem sendo realizado desde o ano de 2010 e é um sucesso. “É um evento extremamente participativo, os cafeicultores gostam bastante, todos saem daqui falando muito bem e voltam para suas propriedades mais preparadas. Todos os anos os instrutores trazem muitas novidades do setor cafeeiro para nós”, relatou.

Para os produtores, é uma oportunidade de conhecer, de perto, os avanços tecnológicos que podem incrementar a produtividade, melhorar a sustentabilidade e aumentar a rentabilidade das suas lavouras.

O Dia de Campo acontecerá na Fazenda Experimental da Boa Esperança. As inscrições podem ser feitas no local e a entrada é em troca da doação de um quilo de alimento não perecível. 

Fonte: Sistema FAEMG SENAR