• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Segurança contra Incêndio e Pânico da UFLA apresenta ações realizadas em seu primeiro ano de atuação

Em menos de um ano de atuação, mais de 50 ações de licenciamento foram realizadas e o relatório apresentado à Reitoria da UFLA.

Foto: UFLA

Instituída em junho de 2023, a Comissão Permanente de Segurança contra Incêndio e Pânico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem como objetivo a regularização em relação à legislação para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais  (AVCB) para garantir a segurança de todos, resguardar os bens materiais e o patrimônio universitário. Em menos de um ano de atuação, mais de 50 ações de licenciamento foram realizadas e o relatório apresentado à Reitoria da UFLA.

Na UFLA são cerca de 440 ambientes para regularização em relação à legislação de segurança contra  incêndio e pânico. De acordo com o professor do Ifsuldeminas, campus Muzambinho, em cooperação na Escola de Engenharia (EENG/UFLA) Raphael Nogueira Rezende, em um primeiro momento, na Comissão de Segurança instituída em 2022 foi realizado um estudo de aspectos construtivos, medidas de segurança exigidas conforme o uso e ocupação de cada edificação, avaliação da necessidade de projetos, trâmites e tratativas com o Corpo de Bombeiros e a necessidade de reformas e adaptações, já que se tratava de ambientes já construídos dentro da universidade. “A UFLA foi dividida em regiões e foi feita uma matriz de prioridades. Sub-regiões de risco foram estabelecidas e cada edificação foi pontuada em seu valor estratégico, idade, facilidade de intervenção definida, carga de incêndio, lotação máxima, exigência de projeto técnico, frequência de uso, se já havia um processo de regularização oficial em andamento ou não. Então, a partir desse trabalho, que começou na Comissão de Segurança em 2022, iniciamos diversas ações”.

Neste primeiro ano, a comissão promoveu a aprovação de diversos projetos por meio do seu responsável técnico, o engenheiro de segurança do trabalho Wanderson Mendes (NAS/PROGEPE/UFLA) que trabalhou na aprovação de projetos técnicos como o do Núcleo de Educação da Infância (Nedi), da casa assistiva, do Parque Tecnológico, Centro de Eventos e aguarda a análise dos projetos dos Museus Bi-Moreira/ História Natural, prédio das Engenharias, biblioteca e anfiteatro do Câmpus São Sebastião do Paraíso. A expectativa é de que nos próximos dois anos mais licenciamentos estejam aprovados e seja realizada a manutenção dos planos, um grande avanço para a Universidade. “A UFLA sai na frente e se destaca no cenário nacional na tentativa de regularizar e assegurar as condições mínimas de combate a incêndio e pânico para todos os usuários de todas as edificações e mostra seu compromisso pela preservação da integridade física e material de todos e tudo em seu câmpus. Isso reforça a boa conduta, a responsabilidade com a segurança de forma geral. O empenho para termos todos os licenciamentos continua,” assegura Raphael.

A equipe da Comissão Permanente de Segurança contra Incêndio e Pânico é multidisciplinar, composta por docentes e técnicos-administrativos nas áreas de segurança do trabalho, engenharia civil e arquitetura. Além dos trabalhos administrativos, a comissão realiza atividades de ensino com ações teórico-práticas e treinamentos nas disciplinas de Segurança do Trabalho (Graduação e Pós-Graduação); pesquisa aplicada em  projetos de iniciação científica e o  projeto de extensão “Gestão de riscos em ambiente escolar”, iniciado no Nedi. Além disso, uma proposta normativa para o mapeamento e licenciamento de segurança contra incêndio e pânico de ambientes universitários está em andamento. A proposta é uma iniciativa da  UFLA, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas), com interlocuções junto ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

Fonte: UFLA