Saúde Mental de Três Corações mobiliza ações no Dia da Luta Antimanicomial

O objetivo é construir uma sociedade mais justa, acolhedora e livre de preconceitos em relação à saúde mental.

Foto: Prefeitura de Três Corações

As equipes de Saúde Mental de Três Corações, juntamente com os profissionais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS do município, realizaram na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, uma ação para chamar a atenção da sociedade sobre o Dia da Luta Antimanicomial.

A programação, realizada na Praça Odilon Rezende Andrade, contou com apresentação de Zumba, serviços de saúde com aferição da pressão arterial e índice glicêmico com apoio do curso de enfermagem da Unincor e vacinação contra Gripe e Covid-19. Na oportunidade também foram realizadas orientações sobre o trabalho ligado à Saúde Mental em Três Corações como forma de explicar a importância do movimento e como o serviço é desenvolvido em nossa cidade. Ao final, os participantes se divertiram pelas ruas da cidade e fizeram a festa com os personagens animados do Trenzinho da Alegria.

O Dia da Luta Antimanicomial marca um movimento em prol da transformação das práticas de cuidado em saúde mental, com foco no respeito aos direitos humanos das pessoas com transtornos mentais. Surgiu em 1987 e defende a substituição do modelo manicomial por um modelo de atenção psicossocial. A data é importante para promover debates, reflexões e ações contra o estigma e a discriminação. O objetivo é construir uma sociedade mais justa, acolhedora e livre de preconceitos em relação à saúde mental.

Fonte: Prefeitura de Três Corações

Compartilhar:
Veja mais