De acordo com o governo estadual, melhoras nos indicadores voltados à covid-19 possibilitaram a tomada de decisão. Medida começa a valer no próximo sábado (1º).
Redação CSul/Foto destaque: Divulgação Wikimédia
O governo de Minas Gerais autorizou, nesta quinta-feira (29), o avanço da microrregião de Cássia e Passos à “Onda Amarela”, do programa Minas Consciente, a partir do próximo sábado (1º). De acordo com o governo estadual, as melhoras nos indicadores voltados à covid-19 possibilitaram a tomada de decisão. A medida foi definida após reunião entre o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia em Minas Gerais.

Confira os serviços que funcionam em cada onda:
- Onda Verde: serviços essenciais, serviços não-essenciais e serviços não-essenciais com alto risco de contágio;
- Onda Amarela: serviços essenciais e serviços não-essenciais;
- Onda Vermelha: somente os serviços essenciais.

As cidades que fazem parte da microrregião são: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Nova Resende, Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra.
O governador Romeu Zema ressaltou que, embora ainda seja extremamente necessário manter os cuidados sanitários para evitar a propagação do vírus, o cenário é de melhora em todo o estado e reflete o esforço dos mineiros nas últimas semanas.
“As medidas restritivas da onda roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo”, disse.