• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Em 2022, Minas Gerais registra 1,8 milhão de pessoas com deficiência em idade de trabalhar e apenas 492 mil efetivamente na força de trabalho

Brasil tem 18,6 cerca de milhões pessoas com deficiência; 5,1 milhões estavam na força de trabalho

Foto: IBGE

O IBGE, alinhado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, cujo lema é “não deixar ninguém para trás”, promove análises que contribuem para a visibilidade das situações de vida, para as desigualdades e para determinadas particularidades dentre os vários grupos populacionais, como as pessoas com deficiência. O Instituto também se alinha à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de dezembro de 2006 e assinada pelo Brasil em 30 de março de 2007, cujo Art. 31 afirma a necessidade de informações confiáveis que possam permitir a elaboração de políticas e o monitoramento dos fatores de melhoria das condições de vida desse grupo.

Nessa direção, o IBGE incluiu o tema no terceiro trimestre de 2022, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, com o propósito de mostrar as características sociodemográficas e econômicas das pessoas com deficiência no Brasil. Este módulo foi implementado em um acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Fonte: IBGE