• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Capoeiristas de Varginha vencem campeonato em Ouro Fino

Prática é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

A cidade de Ouro Fino foi palco no último sábado (6), do 1º Jogos abertos de Capoeira promovida pela Escola UBUNTU. Praticantes de nível dos estados de São Paulo e Minas Gerais foram dominantes nas inscrições e disputas, tornando o campeonato expressivo contribuir para a difusão cultural e desenvolvimento regional.

Os jogos abertos é uma espécie de campeonato onde todos os elementos da capoeira não se perdem na disputa, mantendo todo o seu fundamento.

A equipe da Associação Cultural Casa da Capoeira Dendê Maruô de Varginha, juntamente com os integrantes agregados das instituições das cidades de Itajubá e Boa Esperança, também participaram nessa disputa. Dois títulos foram arrebatados por capoeiristas de Varginha; João Augusto de Oliveira Neto (graduado Red Bull) – campeão na categoria graduado, e Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo (professor Pé de Vento) – vice – campeão na categoria professor.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Ela foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos como esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver fora dos quilombos.

As honrarias e premiações foram feitas pelo responsável do evento Carlos Rufino, juntamente ao prefeito Henrique Rossi Wolf e do secretário de Esportes Benedito Agnaldo Bruzonoline.

*ASSCOM / Foto destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.