Prefeitura e moradores do Carvalhos constroem Horta Comunitária para servir comunidade

A Secretaria Municipal de Agricultura, apoiada pela Divisão de Relações com a Comunidade, desenvolve no bairro Carvalhos, uma parceria muito importante que redundará em benefício da comunidade. Trata-se da construção de uma horta comunitária nas imediações da nova escola de Ensino Fundamental que está sendo construída pela Prefeitura de Varginha para atender a demanda daquela região.

A ideia base é que a comunidade, representada  por suas lideranças, e com apoio técnico da Secretaria de Agricultura, possa trabalhar no plantio de hortaliças e leguminosas para sustento das famílias integrantes do projeto e o que sobrar seja destinado às famílias carentes.

Segundo a Presidente do conselho, Alessandra da Silva, a iniciativa veio de encontro a uma antiga aspiração da comunidade.  “É a realização de um sonho”, disse ela.

De acordo com a Lei nº 84/2018,  as hortas comunitárias podem ser instaladas em áreas públicas do município e também em espaços particulares que venham a ser cedidos temporariamente por seus proprietários para práticas de agricultura familiar ou agroecologia.

O programa prevê a ocupação de áreas urbanas para o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas e outros alimentos.

O Secretario de Agricultura, Marcos Foresti, fala do trabalho pioneiro que esta sendo realizado naquela localidade, nas proximidades na escola do bairro Carvalhos. “Iniciamos a limpeza da área para implantação de uma futura horta,  vamos construir uns  20 canteiro para verduras e hortaliças, a escola vai contribuir com a água, e cada um vai fazer a sua parte para o sucesso deste projeto. A nossa com intenção é levar para outras comunidades. Agora vamos cercar a área e levantar os canteiros para que em 30 dias esteja tudo pronto”, contou o secretário.

Projeto é sucesso no CAIC 1

As turminhas da Escola em Tempo Integral da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC 1, estão muito empolgadas, pois após participar de todo o processo de cultivo das verduras do projeto Horta Escolar, os alunos realizaram a primeira colheita nesta semana.

Entre os benefícios alcançados com esse projeto se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

O resultado do projeto Horta Escolar são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

Fonte e fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *