Associação Cultural Nikkey de Varginha realiza o Haru Matsuri

A Associação Cultural Nikkey de Varginha (ACNV) realizou no último sábado (26), o tradicional Haru Matsuri – Festival da Primavera, festa que celebra a chegada da estação das flores.
“O Haru Matsuri é uma festa que acontece no Japão para celebrar o início da primavera, é uma das festas mais importantes do Japão. Ocorre no mundo inteiro onde tem comunidade nipônica”, disse o presidente da associação, Nelson Kenso.

O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas no salão do Rotary, em Varginha, contou com a participação especial do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo de tambores de origem em Okinawa, no Japão. A apresentação do taiko mescla coreografias de danças com as batidas dos tambores.

O diretor cultural da associação, Akio Nishikawa, fala da importância da realização destes eventos. “Para mim e creio que para a maioria dos integrantes da ACNV, participar ativamente, compartilhar, conhecer e relembrar fatos que nos levam mais intimamente à cultura japonesa é um grande prazer e uma satisfação tremenda. É como um sonho que se realiza a cada evento que participamos, como por exemplo, os ‘Matsuris ‘(festivais tradicionais japoneses). Lembramos e mergulhamos na cultura de nossos pais, avós e amigos”, disse.

“Poder conhecer e divulgar essa cultura em nossa cidade é um privilégio, é mergulhar na história e trazê-la o mais fielmente possível aos dias de hoje”, finaliza Akio.

Para o associado Jorge Ishida, essas celebrações são importantes para o resgate e a manutenção da cultura japonesa, podendo assim transmitir para as novas gerações as tradições da cultura.

Para o associado André Yuki, os eventos realizados pela associação são importantes para difundir a cultura japonesa para as novas gerações. “É um enorme prazer em poder representar, promover e divulgar a cultura japonesa. Eventos realizados pela Associação Cultural Nikkey de Varginha, como Haru Matsuri, Keiro no Hi, Undokai e Festival do Japão, somente reforça a preservação e a difusão da cultura às novas gerações de nikkei como também a sociedade brasileira, através da gastronomia, cultura e a essência da civilidade”, concluiu.

A associação conta com 70 famílias e cerca de 300 associados. Objetivo é resgatar, manter e promover a cultura japonesa entre os japoneses, descendentes e não descendentes de japoneses, colaborando com a comunidade, e compartilhar experiências.

Foto e texto: Márcio Borges / Varginha Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.