• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Varginha recebe 500 doses da vacina pentavalente

Segundo a Prefeitura, vacinas já foram distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde do município

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Divulgação

Já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Varginha, as doses da vacina pentavalente. Constante no calendário nacional de imunização, a pentavalente deve ser aplicada em bebês, aos dois, quatro e seis meses de vida. A vacina imuniza contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria haemophillus influenzae. A vacina estava em falta desde dezembro na cidade e região.

O Ministério da Saúde informou na última semana, a compra de novo lote da vacina, com um milhão e 700 mil doses, que foi distribuído para todo país. Segundo o Ministério, de junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores.

Um estoque da Pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As compras com este fornecedor foram interrompidas e por não haver disponibilidade de entrega imediata de nenhum outro fornecedor internacional, o desabastecimento de doses foi gerado e preocupou moradores.A Pentavalente não tem produção nacional, e por isso a necessidade de importação.

Segundo a Prefeitura Municipal de Varginha, a cidade recebeu 500 doses da vacina, que já foram distribuídas para as UBS’s. “A expectativa é que em março a situação esteja definitivamente resolvida”, informou a assessoria da Prefeitura.

O Ministério da Saúde é responsável pelo abastecimento da vacina na Rede SUS – Sistema Único de Saúde. A distribuição é feita para os Estados, que por sua vez, organizam esta logística em Regionais de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *