• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, reforçamos o chamamento para a Campanha Nacional de Multivacinação

A Prefeitura de Varginha pede à população para aproveitar a Campanha de Multivacinação para para crianças e adolescentes menores de 15 anos

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação

Nesta terça-feira, 24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A data foi estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite. Existem duas vacinas contra a poaralisia: a VOP (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (inicialmente dos sorotipos 1, 2, 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando), e pode infectar por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), principalmente crianças até os 5 anos de idade, mas também adultos que não foram imunizados.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas até que a paralisia infantil seja erradicada no mundo existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, dentre outras medidas.

“O Brasil foi classificado com alto risco para o retorno da poliomielite devido à baixa cobertura vacinal realmente todos tem que manter a vigilância quanto ao cartão vacinal, principalmente quanto à pólio”, explica Luana Teixeira, oordenadora de Imunização da Prefeitura de Varginha.

A Prefeitura de Varginha pede à população para aproveitar a Campanha de Multivacinação para para crianças e adolescentes menores de 15 anos (zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo é se proteger contra várias doenças e ajudar a erradicar a poliomielite. Leve seus filhos, crianças e adolescentes para se vacinarem contra a pólio e outras doenças.

Varginha possui 16 salas de vacina, sendo que a unidade de saúde no Bairro Imaculada atende até às 18h, às terças e sextas-feiras. A Prefeitura informa que na próxima sexta-feira, dia 27, as repartições públicas municipais estarão fechadas devido ao Dia do Servidor Público Municipal.

Fonte: Prefeitura de Varginha