• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

LIRAa aponta Varginha com baixo risco de infecção pelo Aedes Aegypti

Foram encontrados focos nos bairros, Jardim Canaã, Centenário II, Santana, Padre Vitor, Cidade Nova, Pinheiros e Parque Imperador.

Redação CSul /Foto: Prefeitura de Varginha

Foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de julho, o 3º Levantamento de Índice Rápido ( LIRAa), que classificou Varginha com baixo risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti. No levantamento foram programados 3.016 imóveis sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

José Donizete de Souza, Encarregado do Setor de Vigilância Ambiental, explica que no total geral foram encontrados sete focos do Aedes Aegypti nos bairros, Jardim Canaã (1), Centenário II (1), Santana (1), Padre Vitor (1), Cidade Nova (1), Pinheiros (1 ) e Parque Imperador (1 ).

O depósito identificado como predominante é o prato utilizado em plantas.

“Esse resultado é fruto e um trabalho executado pelo Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d’ água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, além da intensificação das vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros”, diz José Donizeti.

O Mutirão da Dengue será realizado no bairro Padre Vítor na próxima quarta-feira (13).