Estudantes do ensino médio técnico do CEFET Varginha criam museu virtual

A união da arte e da tecnologia para tornar acessível e provocar a discussão e a reflexão é o objetivo do projeto “Meu Museu de Bordo”, desenvolvido por estudantes da disciplina de Artes do ensino médio técnico do CEFET-MG Varginha. A ação conta com museu virtual e exposições e instalações físicas que contemplam textos, edições de áudio e vídeo, curadoria e criação de narrativas estéticas.
A exposição física e virtual “Olho vivo” foi inaugurada durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T), realizada de 17 a 20 de outubro em Varginha. O professor Heverton Ferreira, que orienta o projeto, explica que as principais metodologias usadas para a criação da mostra foram as atividades interativas e em grupo realizadas nas aulas de Artes, por meio da utilização de materiais de baixo custo e sustentáveis. “A partir da nossa criatividade, foram utilizados recursos que já possuíamos e de fácil acesso, como nossos celulares, aplicativos e internet. Também recorremos a fontes bibliográficas e pesquisa em campo, através de questionários respondidos pessoalmente e virtualmente”, explica Heverton.
“Olho vivo” é composto de fotografias criadas a partir do tema “procurando arte”. Cada trabalho traz uma narrativa do cotidiano do artista/aluno e representa uma amostra da multiplicidade, da diversidade e da singularidade da produção da arte contemporânea, que comporta de modo não excludente as mais variadas formas de manifestação da arte no cotidiano.
A ideia do projeto “Meu Museu de Bordo” é potencializar a capacidade artística dos estudantes por meio da tecnologia e auxiliar na conscientização sobre a realidade multidimensional, percebendo que o ser humano é a integração de pensamentos, sentimentos, energia, comportamentos e contexto social. Segundo o professor, a pesquisa continua em processo, e a próxima meta é utilizar as redes sociais para a divulgação do museu virtual, criar novas galerias e viabilizar meios para que o projeto contemple outros programas educacionais.
Fonte: Varginha Online / Foto: Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.