• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Divulgado primeiro relatório do Índice de Confiança do Comércio

A Associação Comercial de Varginha divulga o primeiro relatório do Índice de Confiança do Comércio de Varginha 2019 (ICCOM2019), referente ao primeiro trimestre.

A pesquisa, que é realizada com empresários de Varginha, visa identificar o nível de confiança dos mesmos, em uma situação atual e futura, trazendo informações para a tomada de decisões das empresas locais. Os quesitos abordados na pesquisa são: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional.

Neste primeiro trimestre o índice alcançou o patamar de confiança de 100,50 pontos, mas em comparação ao trimestre anterior teve uma pequena queda, na ocasião era 100,75 pontos.

Os principais fatores que levaram a confiança do empresário, foram a percepção quanto a melhoria atual e futura do segmento empresarial, as contratações e as vendas futuras. Na comparação, o Índice de Confiança Atual alcançou o patamar de 90 pontos, enquanto o Índice de Confiança Futuro chegou a 101. O empresariado continua tendo mais confiança no futuro que na situação atual.

Os resultados podem atingir três situações: confiança em alta (acima de 100), estável (100) e confiança em baixa (menos de 100).

Com a pesquisa já foi possível estabelecer um parâmetro para comparar o mesmo período de 2018 e 2019 e os resultados são animadores, há um crescimento de confiança dos empresários em vários quesitos, reflexo de percepções de melhorias econômicas e nas mudanças que o país vem passando.

Índice Atual e Futuro

O IC Atual mostra desconfiança em todos quesitos, exceto o segmento empresarial. Já o IC Futuro mostra confiança do empresariado local para os próximos três meses, segmento empresarial, contratações e economia nacional, e mostra desconfiança futura na inadimplência e investimentos.

O empresariado não está confiante na situação atual, mas mostra otimismo na melhoria para o futuro. A intenção de investimentos está baixa para os próximos meses, reflexo de insegurança com as mudanças no quadro político nacional.

Fotos: Márcio Borges / Varginha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *