Câmara apoia iniciativa que reverte IR em doações para entidades sociais
A Câmara Municipal de Varginha apoia a campanha da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – Sehad – para que o contribuinte transforme o Imposto de Renda em ações do bem.
O Núcleo de Mobilização de Recursos, Construção de Parcerias e Desenvolvimento Institucional da Sehad confeccionou uma cartilha com todas as orientações sobre o assunto, informando o contribuinte sobre como converter seu Imposto de Renda em investimento em projetos sociais de fundamental importância para a criança e adolescente.
De acordo com a publicação, as pessoas físicas podem destinar 6% do imposto sobre a renda apurado na Declaração de Ajuste Anual, quando a doação for efetivada até 31 de dezembro do próprio ano-calendário do imposto ou 3% sobre o imposto sobre a renda devido apurado na declaração. Já as pessoas jurídicas podem doar 1% do imposto sobre a renda devido apurado pelas pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real.
Esse incentivo fiscal doado pelo contribuinte será destinado aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundos do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde de Pessoas com Deficiência, que serão aplicados na execução de projetos que atendem este público através de entidades de Varginha.
Para o presidente da Câmara, Dudu Ottoni, essa é uma causa simples de apoiar e que contribui e muito para as ações desenvolvidas no Município.
“Neste ano lançamos o Câmara Social, com a intenção de aproximar o Legislativo das entidades sociais que atuam em nossa cidade e valorizar o trabalho realizado por elas. Por isso, a Câmara é parceira nessa ação da Sehad, que visa angariar recursos para essas instituições que tanto trabalham e lutam pelas causas sociais em nosso Município. Estamos fazendo nossa parte e ajudando na divulgação”, explicou Dudu.
As pessoas interessadas em participar dessa campanha, podem obter mais orientações por meio do telefone: 3690-2081 ou pelo email: sehad@varginha.mg.gov.br