• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Campanha Abril Verde: Mês dedicado a saúde e segurança do trabalho

Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida.

Foto: Prefeitura de Varginha

A Campanha Abril Verde é promovida anualmente em todo o país e tem como objetivo sensibilizar a população, promovendo a educação permanente quanto à importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo central da campanha é chamar a atenção da sociedade e propor que seja assumido um compromisso ético em busca da melhoria dos ambientes e processos de trabalho, com ações que contemplem caráter de mudança, de intervenção e de regulação sobre os fatores determinantes dos problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Com a evolução natural anual da campanha é possível alcançar um grupo que normalmente está fora dos radares da segurança do trabalho, o qual é representado por familiares, crianças, adolescentes, jovens e estudantes. Dentro de seu alvo, há metas e objetivos que devem ser alcançadas, tais como:

1. A articulação de políticas e programas de interesse do trabalhador que envolvam estritamente sua saúde e bem-estar;

2. Proposição referente a cada instituição, entidade ou setor envolvido, que, dentro de suas competências, atuem no sentido de eliminar ou reduzir os riscos à saúde do trabalhador;

3. Acompanhamento e implantação de medidas que objetivem a melhoria dos serviços de saúde do trabalhador no setor público;

4. Integração das diversas instâncias envolvidas nas ações de saúde do trabalhador em torno de um projeto comum;

5. Contribuição para a promoção da sensibilização e educação permanente dos gestores e trabalhadores sobre a importância da discussão sobre saúde do trabalhador; e

6. Proporcionar conhecimento à sociedade em geral da legislação em saúde e segurança do trabalhador.

Dados do último relatório oficial divulgado pelo órgão competente mostram que o Brasil registrou 450.614 acidentes, sendo 340.229 típicos, 100.685 acidentes de trajeto e 9.700 doenças do trabalho; foram contabilizados ainda 98.791 acidentes sem Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria ocorre com trabalhadores entre 20 e 39 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (300.549) do que no feminino (150.054).

Daí surge a importância do Movimento Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência dele. Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida. (Leandro Nascimento – Engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Varginha)

Fonte: Prefeitura de Varginha