Bombeiros fazem treinamento em Varginha para impedir suicídio
Na manhã da última sexta-feira (14), bombeiros de várias cidades do Sul de Minas participaram da etapa final de um curso sobre técnicas para impedir suicídios.
A atividade aconteceu no Via Café Garden Shopping, em Varginha. Essa é a primeira vez que é feito um treinamento sobre o tema no estado.
O curso trazido do estado de São Paulo, pelo comando do 9º Batalhão de Bombeiros Militares reuniu cerca de 30 bombeiros de Varginha, Alfenas, Itajubá, Pouso Alegre e Uberaba. Além dos militares, também participaram representantes da Polícia Militar, Exército, SAMU e Sistema Prisional.
Entre aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam durante toda semana técnicas de como lidar com pessoas que tentam cometer suicídio.
Segundo dados fornecidos pelo sistema de informações sobre mortalidade, entre 2007 e 2016, foram registrados mais de 100 mil casos de mortes por suicídios no país. Para os Bombeiros, saber como atuar em uma situação como essa é primordial. “A nova concepção que o Corpo de Bombeiros busca trazer agora é não colocar mais essa abordagem tática como o primeiro recurso. A abordagem tática é um becap da abordagem técnica, que é a capacidade de persuação dos abordadores em relação ao tentante”, disse o Capitão Richelmy Murta.
Fonte e foto: Rede Mais