• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Campanha “Janeiro Roxo” em Itajubá destaca a importância do diagnóstico precoce da hanseníase

Em 2023 um caso da doença foi diagnosticado na cidade

Foto: Prefeitura de Itajubá

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Saúde, participa este mês da campanha mundial “Janeiro Roxo”, que visa conscientizar a população sobre a hanseníase, doença antigamente conhecida como “lepra”. No último ano, um caso da doença foi diagnosticado em Itajubá, com ações de investigação realizadas pela atenção básica. Atualmente, o município conta com dois pacientes em acompanhamento, evidenciando a importância da continuidade da busca ativa.

A hanseníase, doença que pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças, se manifesta por meio de manchas no corpo com perda de sensibilidade ao calor e ao toque. É fundamental que, ao identificar tais sintomas, o indivíduo busque imediatamente o posto de saúde mais próximo para avaliação. A detecção precoce é crucial para prevenir incapacidades e sequelas.

Em Itajubá, a Prefeitura mantém um programa de controle da hanseníase, que orienta e capacita a atenção básica, realizando o acompanhamento dos pacientes diagnosticados e a avaliação dos contatos. A busca ativa de sintomáticos dermatoneurológicos é uma ação constante recomendada para a atenção primária à saúde, facilitando a identificação dos pacientes.

A população que já teve contato com a hanseníase ou apresenta manchas no corpo é incentivada a procurar uma unidade de saúde para orientação e exames durante esse período de integração e disseminação de conhecimento sobre os cuidados com a saúde. O tratamento oferecido na rede municipal tem duração de 6 a 24 meses e os profissionais de saúde estão capacitados para identificar e acolher possíveis casos, direcionando-os para o tratamento necessário nas unidades de saúde.

Sintomas da Hanseníase:

Manchas brancas ou avermelhadas na pele; Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; Sensação de formigamento; Fisgadas ou dormência nas extremidades; Alteração da sensibilidade e da secreção de suor em áreas aparentemente normais; Nódulos e placas em qualquer parte do corpo.

A hanseníase avançada pode causar diversas complicações, como diminuição da força muscular, paralisia das mãos e pés, úlceras crônicas na sola dos pés, cegueira, perda de sobrancelhas, entre outras.

Fonte: Prefeitura de Itajubá