• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Unidades de Saúde de Três Corações intensificam ações voltadas ao Setembro Amarelo

Confira algumas das ações realizadas em Três Corações.

Foto: Prefeitura de Três Corações

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde do município e equipes da rede de Saúde Mental intensificaram as ações que alertam a comunidade quanto à valorização da vida e também reforçam os canais de apoio e encaminhamento adequados a pessoas e famílias que vivenciam experiências ou situações de risco. Confira algumas das ações realizadas em Três Corações.

No dia 22 de setembro o PSF São Pedro promoveu uma palestra sobre o tema, com a presença de psicopedagoga e do Padre Cornélio. No PSF Fátima também aconteceu uma palestra com psicólogo na sala de espera para pacientes e equipe. Na unidade do CAIC, houve uma roda de conversa, dinâmica e orientações sobre prevenção ao suicídio, com o curso de Enfermagem da Unincor.

No dia 21 de setembro, a equipe do PSF Rio do Peixe foi até a EE Franco da Rosa conversar com os alunos sobre o tema. Também realizou, com a participação do curso de Enfermagem da Unincor, palestra sobre ansiedade e depressão pós-parto para as gestantes da unidade, também no âmbito da campanha Setembro Amarelo.

O PSF Colinas ministrou, no dia 20 de setembro, palestra na EE Clóvis Salgado sobre a valorização da vida, tendo os adolescentes como público-alvo. Dentre os assuntos abordados estão casos de suicídio na infância e adolescência, possíveis causas e como trabalhar o autoconhecimento. Após a explanação das profissionais, houve um bate-papo com participação ativa dos estudantes. Na unidade, os profissionais promoveram uma roda de conversa na sala de reuniões.

A psicóloga do PSF Fátima foi até a EE Luiza Gomes Lemos conversar com os estudantes sobre a importância da valorização da vida.

Se você está em situação de vulnerabilidade psicológica, procure ajuda profissional ou ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, através do 188. O CVV é um canal que presta serviço de orientação e apoio emocional. Lembre-se que você não está sozinho e, se precisar, peça ajuda!,

Fonte: Prefeitura de Três Corações