• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Três Corações celebra Dia da Consciência Negra com programação especial

Houve roda de samba e pagode para festejar a data em grande estilo e alegria com um repertório especial e grandes sucessos.

Foto: Prefeitura de Três Corações

O primeiro feriado municipal do Dia da Consciência Negra, em Três Corações, foi marcado por apresentações culturais e artísticas, na Praça Odilon Rezende Andrade, como forma de enaltecer e destacar a cultura afro-brasileira e a luta por igualdade racial.

A programação foi promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, juntamente com parceiros e contou com o apoio da Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura.

A abertura contou com apresentação de danças afro-brasileiras organizadas pelo professor do projeto Zumba no CRAS que dançou juntamente com as alunas do CRAS I e CRAS III. O grupo mostrou todo seu talento e encantou o público que acompanhou as homenagens.

A chuva fez uma pausa na programação que seguiu logo mais à noite com uma roda de capoeira do grupo Barra Vento, com o Mestre Licor, contramestres Tiago e Caio, e também participantes convidados de Campanha, Cambuquira e São Thomé das Letras.

Para encerrar, houve roda de samba e pagode para festejar a data em grande estilo e alegria com um repertório especial e grandes sucessos.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liderança, resistência e luta por liberdade. A data é uma oportunidade de refletir sobre a história do nosso país fortalecer a luta pela igualdade racial, de direitos e de oportunidades; promover e valorizar a cultura afro-brasileira; e chamar a atenção da sociedade para ações que acabem com o racismo, a discriminação e a intolerância religiosa. A data entrou para o calendário oficial de feriados municipais neste ano, sendo instituída através da Lei 4813/2023, como forma de fortalecer a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Prefeitura de Três Corações