• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Homem flagrado em ato de crime ambiental recebe multa de 104 mil reais

Durante fiscalização ambiental em Santo Antônio do Amparo, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras realizou a prisão em flagrante, de um homem que mantinha pássaros silvestres em cativeiro, sem a devida autorização. O fato aconteceu às 14h, na zona rural do município, sendo recolhidos animais, gaiolas e armadilhas.

Durante o atendimento de uma denúncia de desmate, os policiais tentaram parar um transeunte para coleta de informações. O homem empreendeu fuga, o que despertou a atenção dos militares. Alcançado, foi verificado que transportava consigo uma pequena gaiola e um armadilha para captura de pássaros. Além desse material, estavam dois pássaros adultos e três filhotes, todos popularmente conhecidos por “Papa-capim”. O homem foi detido e alegou ser criador amadorista, relatando ter um plantel em sua residência.

Na residência do autor foi apresentada relação de 11 pássaros, porém, foram encontrados 58 pássaros. Todos estavam em situação irregular. Uns não possuíam anilhas de identificação. As poucas anilhas encontradas estavam adulteradas.

Ao todo foram recolhidos 58 pássaros da fauna silvestre brasileira, 11 gaiolas, um alçapão e um transportadeira. Ao infrator, foi lavrado o devido auto de infração ambiental no valor de R$ 104.300,80 (cento e quatro mil e trezentos reais e oitenta centavos). Foram adotadas todas as providências cabíveis referente ao crime ambiental.

A Polícia Militar do Meio Ambiente orienta que “capturar e/ou manter animais da fauna silvestre brasileira em cativeiro, sem a devida autorização dos órgãos competentes, é crime. O infrator, se flagrado, será preso, terá o material e os animais apreendidos, receberá multa ambiental e responderá judicialmente. Não mantenha animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização”, informou.

“Denúncias de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo email pelmamblavras@gmail.com Não se cale, o crime não pode vencer!”

Fonte e fotos: PMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *