• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Seminário, em Poços de Caldas, debate políticas públicas e saúde mental das pessoas em situação de rua

Os participantes discutiram como as políticas públicas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde mental

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Nesta sexta-feira (18), o Espaço Cultural da Urca recebeu o 3º Seminário da Pessoa em Situação de Rua, que debateu o tema “Políticas Públicas e Saúde Mental”. O evento integra a programação alusiva ao Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua em Poços de Caldas, celebrado em 19 de agosto e instituída pela Lei 9.540/2021.

Durante todo o dia, especialistas e profissionais envolvidos na rede de atendimento à população em situação de rua debateram a saúde mental da população em situação de rua, casos, experiências e novos desafios, além do fluxo de atendimento, experiências e vivências no município de Poços de Caldas.

A saúde mental é uma dimensão essencial para o bem-estar humano e sua importância se torna ainda mais evidente quando consideramos as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua. Neste sentido, os participantes discutiram como as políticas públicas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde mental, garantindo o acesso a serviços de qualidade, apoio psicossocial e estratégias de reinserção social.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da abertura do evento e ressaltou a relevância de se debater políticas públicas especialmente para os mais vulneráveis, facilitando o acesso a direitos e serviços que promovam a dignidade e a ressignificação da trajetória de vida das pessoas em situação de rua.

“Este seminário é uma oportunidade única de unir forças e compartilhar conhecimentos, experiências e perspectivas sobre um assunto que exige atenção e compromisso de todos nós. Foram momentos de aprendizado, inspiração e troca de conhecimentos, que certamente nos ajudarão a construir um caminho mais justo e solidário para essas pessoas”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.

Programação
Dentro da programação, que teve início às 9h e seguiu até o fim da tarde, o psicólogo do Centro POP, Cristóvão Vicente, fez uma apresentação sobre ao fluxo de atendimento do serviço e as vivências e experiências das pessoas em situação de rua de Poços de Caldas.

“Discutimos a questão das políticas públicas voltadas para atenção e garantia dos direitos das pessoas em situação de rua e apresentamos uma breve contextualização do trabalho que é realizado em Poços de Caldas, com as casas de passagem e abrigos, Centro POP e pela Abordagem Social, 24 horas na rua atendendo as pessoas em situação de rua”, informou o psicólogo Cristóvão Vicente. “A forma mais eficaz que temos de atuar para superar os desafios que as pessoas em situação de rua vivem diariamente é através de políticas públicas que garantam a organização das instituições e de programas que fornecem abrigo, alimentação e todo o suporte que esta população precisa para superar esta situação”, completou.

Esta é a terceira edição do seminário, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e pela Rede POP, que integra os serviços que atendem pessoas em situação de rua em Poços de Caldas. O seminário foi voltado a profissionais diretamente ligados à área, representantes de entidades socioassistenciais, pessoas ligadas à causa, atuantes nos serviços direcionados e o público em situação de rua e aberto a toda população interessada.

Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua
O Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, foi estabelecido pela Lei 9.540, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 28 de dezembro de 2021. Com isso, a data passou a constar no calendário oficial de eventos turísticos, culturais e desportivos do município. 19 de agosto é também o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi instituída em referência ao acontecimento conhecido como “massacre da sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas