• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Sebrae Minas promove a Mostra da Gastronomia Vulcânica em Poços de Caldas

Evento que encerra o programa Prepara Gastronomia será realizado na próxima segunda-feira (30/10)

Foto: Sebrae Minas / Divulgação

Com o objetivo de fortalecer a culinária sulmineira, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, a “Mostra da Gastronomia Vulcânica”. O evento, que será realizado na próxima segunda-feira (30/10), às 9h, no Palace Hotel, encerra a edição 2023 do Prepara Gastronomia, programa que oferece suporte a pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar. 

Durante a mostra, os 16 estabelecimentos participantes receberão o certificado de conclusão do Prepara Gastronomia e lançarão os pratos criados para a Gastronomia Vulcânica. A partir daí, os novos cardápios dos restaurantes, lanchonetes, cafeterias e sorveterias participantes serão disponibilizados para o público.  

O analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo enfatiza que, com o lançamento da Gastronomia Vulcânica, donos de estabelecimentos de alimentação vão poder aprimorar seus negócios por meio da criação de nova identidade gastronômica local. “Após estudos, identificamos que Poços de Caldas é um caldeirão vulcânico que possui influências diversas, como a do negro, do indígena e dos europeus. Todos eles chegaram à região no auge do termalismo e dos cassinos, na década de 1930. Além disso, o município promove um intercâmbio cultural único pelo fato de estar na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. O lançamento da Gastronomia Vulcânica representa, assim, a transformação e o novo posicionamento do setor de alimentação fora do lar de Poços de Caldas”, diz. 

Competitividade 

Prepara Gastronomia é uma estratégia do Sebrae Minas para alavancar pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar. A ação tem o objetivo de orientar donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares para melhorar a gestão dos seus negócios, reduzir custos de produção e torná-los mais competitivos.  

Em Poços de Caldas, além de capacitar os proprietários em assuntos relacionados à gestão e operação dos estabelecimentos, um chefe especialista foi contratado para realizar uma expedição na cidade a fim de levantar a identidade e o perfil da cultura gastronômica poços-caldense. Desse trabalho, foi criada a Gastronomia Vulcânica, que reúne pratos elaborados a partir das influências históricas e culturais do município.  

Fonte: Luciana Trindade