• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Reunião de alinhamento e apresentação para impulsionar a região vulcânica

Um dos pontos altos da discussão foi a análise das tendências e dos desafios que permeiam a cafeicultura regional.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) através do Fomento Agropecuário, participou de um encontro nesta quarta-feira(08), no campus do Instituto Federal em Poços de Caldas. A reunião presencial contou com a participação de representantes de diversas instituições parceiras, incluindo o Sebrae, empresas do setor, além de representantes das prefeituras de Poços de Caldas e Andradas.

O objetivo principal do encontro foi promover o alinhamento e a apresentação do projeto “Impulsão da Região Vulcânica”, que será efetivado por meio da conquista de recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio do ministro Paulo Teixeira. Essa é iniciativa da colaboração estreita com o Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas, e o Instituto Federal de São Paulo, Campus São João da Boa Vista, com previsão de início em janeiro de 2024.

Durante a reunião, foram abordados temas de suma importância para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do café na Região Vulcânica. Dentre eles, destaca-se a apresentação da Plataforma Global do Café, uma discussão sobre o selo de origem e qualidade da Região Vulcânica, bem como a viabilização da construção da sede destinada a potencializar as ações na região.

Um dos pontos altos da discussão foi a análise das tendências e dos desafios que permeiam a cafeicultura regional. Os participantes puderam trocar insights valiosos e vislumbrar oportunidades para fortalecer ainda mais o setor.

Cláudio Torres, coordenador de Fomento Agropecuário, enfatizou que a Sedet está sempre à disposição em novos projetos que contribuam com o desenvolvimento econômico da região, alinhado com a sustentabilidade.

Para o secretário de Desenvolvimento, Franco Martins, o projeto “Impulsão da Região Vulcânica” promete ser um marco transformador para a comunidade, buscando investimentos para a economia local, preservando o meio ambiente e consolidando a Região Vulcânica como referência na produção de café de qualidade. A união de esforços entre os parceiros demonstra a força do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento regional sustentável, marcando o início de uma nova fase para a cafeicultura na Região Vulcânica.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas