• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Pouso Alegre participa da inauguração de duas bases descentralizadas do Samu no Sul de Minas

Foto: SES-MG / Otávio Coutinho

A superintendência Regional de Pouso Alegre participou da inauguração de duas novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Pedralva e Delfim Moreira, no dia 10/5.

A superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, ressaltou que estas bases são fruto de muitas reuniões, discussões e pactuações envolvendo vários entes: municípios, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – nível central e regional – e Ministério da Saúde (MS). “A implantação de novas bases traz uma melhora no tempo resposta ao cidadão que necessitar do serviço”.

A diminuição do tempo resposta do Samu à população com a inauguração das bases também foi destacada pelo coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini, pois o intervalo entre solicitação de atendimento e a chegada da ambulância ao local onde está a vítima a ser socorrida é menor. “São municípios que estão em áreas rurais muito extensas, e novas ambulâncias para atendimento às urgências corroboram com um atendimento mais rápido e efetivo”, disse o coordenador.

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul/Samu), Filipe Augusto, explicou sobre a importância da inauguração das novas bases. “Somente neste ano, o Cissul teve mais de 80 mil atendimentos com vidas sendo salvas e cinco mil transferências feitas. Além disso, temos o orgulho de ser uma instituição de ensino com Núcleo de Educação Permanente fazendo treinamento de urgência e emergência no Sul de Minas”, pontuou.

As bases vão integrar o atendimento aos 153 municípios que fazem parte da área de cobertura do Cissul. “Esta inauguração foi esperada por um ano e a população anseia por esse momento histórico que, com certeza, vai trazer mais segurança aos munícipes devido a credibilidade do Samu como instituição” destacou a secretária municipal de Saúde de Delfim Moreira, Marcia de Oliveira.

Pedralva foi escolhida tecnicamente pela sua localização estratégica no epicentro de municípios que não têm nenhuma base, como Cristina, Conceição das Pedras, São José do Alegre e Piranguinho, atendendo a toda essa população circunvizinha, segundo o secretário municipal de Saúde do município, Eduardo Guimarães da Rocha. “Esta localização estratégica certamente irá diminuir o tempo de resposta para o atendimento do Samu”, concluiu.

Novas bases do Samu

No dia 26/4, em Varginha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da entrega de 30 novas ambulâncias ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Macro Região do Sul de Minas (Cissul/Samu). Foram entregues 20 ambulâncias para renovação de frota e dez para a ampliação de novas bases descentralizadas.

Outra base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi inaugurada em Heliodora, no dia 3/5, contando com a participação da SRS Pouso Alegre na cerimônia de inauguração.

Fonte: SES-MG