• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Poços: Após concretização de importantes projetos, Ricardo Fonseca deixa Secretaria de Turismo

O plano foi formatado após 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor.

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Ricardo Fonseca Oliveira anunciou, na última segunda, 17, sua saída da Secretaria Municipal de Turismo, após seis anos e quatro meses ocupando o cargo de secretário. Ele deixa o serviço público para se dedicar a projetos na iniciativa privada. Assume o cargo, o atual diretor de Departamento de Infraestrutura Turística, Israel Souza Pereira.

Ricardo deixa a secretaria após a concretização de importantes projetos, como a concessão do circuito turístico de Poços de Caldas, que hoje já é realidade, com a empresa Citur gerenciando e apresentando novas ações para o setor. “A concessão dos pontos turísticos é um grande marco para a cidade. Ricardo atuou brilhantemente à frente deste projeto, junto com os servidores e também ao BDMG. Agradeço toda dedicação que ele teve enquanto secretário e só posso desejar sucesso agora na iniciativa privada. Ao Israel, espero que dê continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e que também seja coroado de êxito”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo.

A Secretaria Municipal de Turismo desenvolveu projetos fundamentais para o setor nos últimos anos. Como destaque, a formatação do Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Comtur e que irá nortear ações para os próximos anos. O plano foi formatado após 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor.

A concessão dos pontos turísticos em formato de circuito turístico integrado, englobando os atrativos Cristo Redentor e teleférico; Recanto Japonês; Fonte dos Amores e Véu das Noivas foi concretizado após cinco anos entre elaboração de edital, reuniões com investidores, alterações no edital para adaptá-lo às necessidades do mercado até, finalmente, ser anunciada a vencedora do processo licitatório em 3 de novembro de 2022.

A empresa Citur assinou contrato com a Prefeitura em dezembro daquele ano, com previsão de investimentos pela empresa de R$ 36,7 milhões, com geração de R$ 26 milhões de outorga fixa, além das variáveis e impostos para o município durante o contrato e ainda geração de empregos nas mais diferentes áreas de atuação.

Outros destaques alcançados pelo Turismo na cidade no período são: incentivo para que a cidade fosse cenário de novelas e filmes infantis, gerando renda para a comunidade e sedimentando esta vocação de Poços de Caldas; inclusão do município como Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, por duas pesquisas consecutivas, nas edições 2019/2021 e em 2022; indicação de diversas plataformas de turismo como uma das melhores cidades para se visitar no país (Hurb, Guia de Destinos e Omnibees, entre outros); aproximação com o governo do Estado, que passou a inserir a cidade em suas programações e divulgando o destino Poços para MG e o país. Além disso, organizou festividades como o Festival 150 anos, o Arraiá na Praça edição especial 150 anos, com grandes nomes da música nacional e ainda fomentou a realização de diversos eventos como forma de atrativo turístico.

Para Ricardo, o tempo à frente da Secretaria de Turismo foi extremamente enriquecedor no sentido profissional. “O contato com as pessoas atuantes no nosso trade turístico, os representantes do Comtur, autoridades estaduais e municipais, servidores e equipe de trabalho foi de muita valia para crescimento pessoal e também profissional. Só tenho a agradecer a todos e em especial ao prefeito Sérgio Azevedo pela grande oportunidade”.

O novo secretário de Turismo, Israel Pereira, espera dar continuidade aos projetos em execução, dos quais participou ativamente da elaboração e planejamento, como o acompanhamento da concessão dos pontos turísticos, as ações do Plano Municipal do Turismo, e o gerenciamento de todo o trade. “Sempre com esta equipe maravilhosa, alinhada com nossos projetos e como apoio do prefeito Sérgio Azevedo. É um grande prazer assumir a pasta neste momento de expansão que o Turismo vive. Iremos também implantar novas ações. Desejo ao Ricardo todo o sucesso nos seus novos projetos”.

Israel tem formação superior em Turismo, pela PUC Poços de Caldas e pós-graduação pelo Instituto Federal de Muzambinho na área de Lazer, Esporte e Turismo. Já assumiu as funções de Coordenador do Sesi Poços por 7 anos, funcionário do Sistema Fiemg Regional Sul, assessor de atividades esportivas da Secretaria Municipal de Esportes, onde também já ocupou a função de secretário adjunto por mais de uma vez. Pela Prefeitura, já foi coordenador dos Jogos Escolares, pelo Comitê Olímpico Brasileiro em Poços e no Brasil. Diretor de Turismo desde 2018 e agora assume como titular da pasta.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas