• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Hub Conecta Café é uma das novidades na programação do Governo de Minas na SIC 22

Além do encontro entre empresas do setor cafeeiro e startups, a participação do sistema estadual da Agricultura vai contar com plantão técnico, vitrine de tecnologias e degustação de cafés.

Foto: SIC / Divulgação.

Começa na quarta-feira (16/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC), principal evento da cadeia produtiva da cafeicultura do país. Presente desde a primeira edição em 2013, o Governo de Minas traz como novidade na programação deste ano o Hub Conecta Café, realizado em parceria pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede).

O encontro virtual será realizado na quinta (17/11), das 9h às 12h, e tem o objetivo de conectar empresas do setor cafeeiro que atuam em Minas Gerais com startups que tenham soluções tecnológicas para seus desafios. “Além de mostrar o talento de Minas para inovar, a proposta é criar um ambiente favorável para a realização de negócios”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

Participam desta rodada cinco empresas do setor cafeeiro (Cecafé, Minasul, Cooperativa Agropecuária de Unaí e a Cocatrel) e cerca de dez startups, que vão discutir soluções para os seguintes desafios: agricultura de precisão, telemetria, usina fotovoltaica, rastreamento, aumento de vendas, Business Intelligence (BI) e aplicativos.

Na avaliação do secretário Thales Fernandes, o desafio para os próximos anos é oferecer as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos na produção de cafés especiais, segmento que tem preços diferenciados no mercado e demanda crescente. “O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA), vem apoiando o produtor para que ele invista na produção de cafés especiais, que rentabiliza o produtor e faz com que o filho dele queira permanecer no campo e continuar a atividade. E a Semana Internacional do Café cumpre esse papel, na medida em que coloca os produtores em contato com as novas tecnologias, além de aproximar setor produtivo e mercado”.

No estande do Governo de Minas, técnicos da Secretaria de Agricultura e de suas vinculadas estarão de plantão para tirar dúvidas sobre os processos produtivos do café, além de dar informações sobre as políticas públicas e as ações voltadas para o segmento.

Certifica Minas Café

O Programa de Certificação de propriedades cafeeiras de Minas Gerais é o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental. O programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Os produtores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo a normas reconhecidas internacionalmente. Atualmente, 839 cafeicultores têm a produção certificada pelo programa.

Outra ação que tem trazido impacto positivo é o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, que identifica e premia os melhores cafés do estado, trazendo reconhecimento e valorização da produção mineira. Em sua 19ª edição, o concurso promovido pela Emater-MG tem sido fundamental para o crescimento da qualidade dos cafés mineiros e a agregação de valor dos cafés especiais nos mercados.

 

SIC / Divulgação

Vitrine de tecnologias

O espaço institucional do Governo de Minas vai contar, ainda, com o Empório Vitrine de Tecnologias da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com degustações de cafés varietais. Os pesquisadores vão mostrar ao público as características das variedades de cafés registrados pela Epamig, além dos cafés Ouro e Bronze da empresa.

Além dos cafés, o empório também vai comercializar os vinhos Syrah e Bordô, elaborados por meio de tecnologias da empresa mineira de pesquisa, que se traduziram em produtos de excelência, consagrados nacional e internacionalmente.

Validação de cultivares

Atualmente, um dos grandes trabalhos da Epamig está no projeto de validação para recomendação das novas cultivares para as diferentes regiões produtoras de Minas Gerais. Ele consiste na implantação e avaliação das principais variedades pesquisadas em unidades demonstrativas dentro de propriedades rurais, portanto conduzidas em parceria com os próprios produtores.

Além de continuar garantindo quesitos como sanidade, produtividade e sustentabilidade, o projeto, por meio de análises sensoriais, avalia ainda os melhores cafés para cada micro e macrorregião, de forma a identificar os diferentes terroirs dos cafés mineiros.

O café em Minas

Área: 1,3 milhão de hectares

Número de cafeicultores: mais de 140 mil

Safra atual: 22,03 milhões de sacas – 44% da produção nacional (maior estado produtor)

Exportação (janeiro a outubro/2022)

Valor: US$ 5,6 bilhões  (43,5% do valor exportado pelo agro mineiro)

Volume: 23,2 milhões de sacas

Serviço

Semana Internacional do Café – SIC 2022

Data: 16 a 18/11/2022

Horário: 11h às 20h

Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira, Belo Horizonte (MG)

Programação e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Fonte: Agência Minas.