Deputado Federal Ulisses Guimarães destina emenda de 4 milhões à Hospital de Poços de Caldas
A verba provém do Fundo Nacional de Saúde (FNS), sendo destinada para o Fundo Municipal de Saúde
Foto: Assessoria de Imprensa Ulisses Guimarães
Há quase 50 anos, o Hospital Santa Lúcia, Hospital do Coração é um ponto de referência para a população de Poços de Caldas e região. Durante esse período, a instituição tem se dedicado de forma incessante à busca pela excelência na prestação de serviços de saúde, com reconhecimento e confiança que são respaldados pela mais alta certificação ONA 3. Isso coloca o hospital como uma autoridade em cuidados médicos no estado de Minas Gerais.
Atendendo a uma demanda do Hospital, o Deputado Federal Ulisses Guimarães (MDB) articulou uma verba de 4 milhões de reais para ampliar, ainda mais, os atendimentos. Esse valor será direcionado para serviços médicos de média e alta complexidade, como consultas, exames e cirurgias. A verba provém do Fundo Nacional de Saúde (FNS), sendo destinada para o Fundo Municipal de Saúde (FMS) .
“Em qualquer município, a maior demanda é a saúde e em Poços não é diferente. Por isso, esse foi o primeiro recurso que eu fui buscar depois que assumi o mandato e consegui em três semanas. Ainda mais sabendo da importância do Hospital Santa Lúcia para a região. Quando Poços de Caldas está bem, toda a região está bem também”, diz o Deputado Federal.
“O Ulisses fez muito pelo hospital Santa Lúcia, especialmente na campanha Sou Santa Lúcia. E eu reconheço que aqueles que fizeram uma boa participação na atuação na região merecem ser reconhecidos. Nós precisamos de pessoas assim”, afirmou Assad Aun Netto, diretor do Hospital Santa Lúcia.
Em setembro de 2021, o Deputado liderou a campanha “Sou Santa Lúcia”, com o objetivo de arrecadar assinaturas para evitar o descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de urgência e emergência para pacientes infartados e vitimados por acidente vascular cerebral (AVC).
Isso aconteceu depois da implementação do programa estadual Valora Minas, que restringiu os repasses, exclusivamente, às unidades públicas de saúde e hospitais privados, como o Santa Lúcia, que iriam ser excluídos da participação.
Em resposta a isso, a equipe liderada por Ulisses lançou um site com um abaixo -assinado eletrônico, que coletou aproximadamente 50 mil assinaturas, que foram entregues ao governador Romeu Zema e à equipe da Secretaria Estadual de Saúde. Após uma revisão da situação do Hospital Santa Lúcia, o possível descredenciamento foi revertido e a instituição permanece autorizada a oferecer serviços cardiológicos pelo sistema SUS.
“Nosso trabalho não para por aí! Ainda estou em busca de mais verbas que vão beneficiar outras instituições e projetos da região”, afirma Ulisses.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ulisses Guimarães