• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

CEFET-MG formaliza acordo de parceria estratégica com universidade francesa

As instituições desenvolveram trabalhos de pesquisa conjuntos na área de controle de sistemas dinâmicos não lineares, o que resultou em publicações em revistas e conferências internacionais.

Foto: Divulgação/CEFET-MG.

O campus Divinópolis recebeu, de 14 de outubro a 13 de novembro, a visita do professor da Université de Reims Champagne-Ardenne (URCA) na França, Kevin Guelton. A finalidade foi dar continuidade a uma colaboração iniciada em 2017, no Congresso Mundial da Federação Internacional de Controle Automático (IFAC), em Toulouse, na França. Essa cooperação rendeu pesquisas científicas na área de controle de automação e em conferências especializadas.

Na ocasião, o campus Divinópolis formalizou um acordo de parceria estratégica entre o CEFET-MG e a URCA. Desde 2017, o professor do CEFET-MG Valter Leite e Kevin Guelton desenvolvem trabalhos de pesquisa conjuntos na área de controle de sistemas dinâmicos não lineares, o que já resultou em várias publicações em revistas e conferências internacionais. Além disso, a URCA recrutou três alunos de doutorado do CEFET-MG: Adriano Lopes, que defendeu sua tese em fevereiro de 2022 sob a orientação de Kevin Guelton e Laurent Arcese, antes de se tornar docente permanente no CEFET-MG; Álan Sousa, que está cursando o terceiro ano na URCA sob orientação de Nadhir Messaï e Noureddine Manamanni; e  Lucas Oliveira, que iniciou em 2022, sob a orientação conjunta de Valter Leite pelo CEFET-MG, Kevin Guelton e Koffi Motchon pela URCA, e constitui a primeira tese em cotutela entre as duas instituições.

Além dos objetivos científicos, Kevin Guelton destaca que apreciou a acolhida que recebeu no CEFET-MG que, segundo ele, tem um ambiente de trabalho sereno e amigável. “Durante esta estadia, também tive a oportunidade de participar do 24º Congresso da Sociedade Brasileira de Automática (CBA 2022), com mais de 700 participantes; pude apreciar também a riqueza, a generosidade, o rigor e a grande qualidade científica daquela comunidade que vem impregnando e inspirando, há várias décadas, muitos trabalhos na área de controle”, conclui.

Fonte: CEFET-MG.