• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Capacitação dos profissionais de Saúde para fortalecer o combate à Hanseníase em Machado

Este evento marca o início das atividades em comemoração ao “Mês Janeiro Roxo”, dedicado nacionalmente à luta contra a hanseníase.

Foto: Prefeitura de Machado

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou hoje, no anfiteatro do paço municipal, um treinamento essencial sobre hanseníase, ministrado pela Enfermeira Eliana Lima. Este evento marca o início das atividades em comemoração ao “Mês Janeiro Roxo”, dedicado nacionalmente à luta contra a hanseníase.

Nesta primeira etapa, foram capacitados os agentes comunitários de saúde e os auxiliares técnicos de enfermagem, visando fortalecer a rede de atenção primária e melhorar o diagnóstico precoce da doença. A segunda etapa deste treinamento está agendada para o dia 31, direcionada aos médicos e enfermeiros do município.

Durante o treinamento, foram abordados temas fundamentais relacionados à hanseníase, incluindo definição, sintomas, tratamento e orientações sobre como proceder caso haja suspeita da doença. A hanseníase é uma enfermidade que, quando diagnosticada e tratada precocemente, apresenta altas chances de cura.

Os principais sintomas da hanseníase são manchas na pele – podem aparecer manchas claras, vermelhas ou pigmentadas na pele e a perda de sensibilidade – diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, calor e dor. Se você suspeitar de qualquer sintoma relacionado à hanseníase, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

A administração municipal reforça a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde para garantir um atendimento qualificado à população.

Fonte: Prefeitura de Machado