• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Artigo de Juarez Alvarenga: A Mecânica Imutável do Mundo

Texto desenvolvido pelo advogado e escritor Juarez Alvarenga.

Foto: CSul

A arquitetura do mundo é complexa mas na direção única. Contrariar impede o aperfeiçoamento humano de realizar suas potencialidades individuais. Saber caminhar em via única e em alta velocidade poderá nos levar uma evolução para todos. É na mesma direção que devemos caminhar. Cabe ao homem apenas lubrificar a máquina do mundo dando maior velocidade em sua engrenagem. Nunca construir uma máquina alternativa. Essa tentativa gerou um matadouro humano. A revolução russa de 1917 foi um anestésico temporário cuja eficácia durou setenta anos. Houve uma carnificina no início e a permanência da pobreza durante o sistema, gerando um homem infeliz depois.

É discutido pelos estudiosos se é o homem que faz a história ou a história que faz o homem. Aliado da segunda opção pois acredito no determinismo da natureza humana e nos seus defeitos imutáveis. Nós seres humanos pensamos com a conveniência e não temos a imparcialidade necessária para a evolução social. Somos individualistas na ação e portadores de um humanismo adormecido. Pregamos com as palavras e agimos na prática com atos egoístas e defeituosos.

Aceitar a natureza humana e jogar a seu favor nos levará a uma sociedade de desiguais, mas poderemos elevar as bases. Querer o equilíbrio além de impossível tirará o homem da racionalidade e criará uma sociedade extremamente passional.

Acreditamos que a evolução dos de cima poderá mobilizar as bases levantando para uma posição de dignidade humana.

Entrar dentro da máquina do mundo e assimilar suas imperfeições poderão formar uma sociedade menos heterogêneas. O ser humano caminha paralelamente com o outro. Seus objetivos são diferenciados e suas conquistas também. O equilíbrio é utópico e seu altruísmo contido nunca sairá do antro da teoria. Perseguir o progresso mutuo é a receita, mas obedecendo a hierarquia indestrutível que a natureza nos impõe.

NA ADOLESCÊNCIA FUI CONTRA CORRENTEZA, HOJE TORÇO PARA QUE A CORRENTEZA AUMENTA, POIS SOMENTE ASSIM PODERÁ MAIS GENTE ENTRAR NELA. E esta filosofia foi alicerçada pela compreensão categórica do funcionamento da máquina do mundo com seu mecanismo evolutivo, porém com divisões desiguais de funções e resultados.

*O texto não necessariamente reflete o posicionamento do CSul.