• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

31º FET traz a história de Poços de Caldas para o palco da Urca nos 150 anos da cidade

Solenidade de abertura, no dia 24 de outubro, às 19h, no Teatro Benigno Gaiga, principal palco das artes cênicas do município.

Foto: Divulgação Prefeitura de Poços de Caldas.

Depois de dois anos paralisado por conta da pandemia da Covid-19, o tradicional e aguardado Festival Estudantil de Teatro volta a ser realizado em Poços de Caldas, nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro, no Espaço Cultural da Urca. A solenidade de abertura, no dia 24 de outubro, às 19h, no Teatro Benigno Gaiga, principal palco das artes cênicas do município, será uma grande homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas.

Na programação, apresentação de flauta dos alunos da E. M. João Pinheiro e do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, além das cápsulas do tempo produzidas pelas unidades escolares em referência aos 150 anos de Poços de Caldas. A primeira peça será “De Poços a Poços de Caldas”, do Centro de Educação Infantil Maria do Rosário Bastos – Anexo.

O 31º FET é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio da Coopoços e Simco. “Aproveitamos para agradecer a todos os parceiros que tornaram possível a realização desta edição especial do FET comemorativa dos 150 anos de Poços e convidar a todos para prestigiar as apresentações gratuitas, em especial as unidades de ensino, que são a força motriz do festival desde a sua criação”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

O FET tem como objetivo fomentar a prática teatral de forma cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidades escolares. O festival já vem sendo realizado nas unidades escolares desde junho e, agora, as apresentações serão realizadas no Teatro Benigno Gaiga, de 24 a 28 de outubro. Criatividade e respeito à história do município serão as tônicas do FET, que tem como tema norteador os 150 anos de Poços de Caldas, celebrados no dia 6 de novembro de 2022.

O FET tem por objetivo incentivar o trabalho artístico e educacional, sendo uma mostra teatral de caráter não competitivo. Cada grupo receberá o Troféu Fernandinho Frizzo pela participação.

Homenagem
Para este ano, a iniciativa conta com novidades, como a ampliação da participação para estudantes de outros níveis escolares e o trabalho com artistas locais da área das artes cênicas na montagem e ensaio das apresentações, em parceria com a Secult. Além disso, grande parte das peças inscritas foi produzida a partir da história da cidade, com recortes sobre personalidades como Dona Orlanda da Conceição, mestra da Cultura Popular, Jacques Carvalho e sua história de amor e solidariedade, e a força da mulher em Laudelina de Campos Melo.

A comissão organizadora é composta pela equipe da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação e equipe da Secretaria Municipal de Cultura. O 31º FET é direcionado aos estudantes a partir do Jardim II dos Centros de Educação Infantil e das escolas das redes municipal, estadual e particular de Poços de Caldas.

Divulgação Pfeitura de Poços de Caldas.

Agendamento
As escolas que desejarem trazer seus grupos de alunos para assistir às 14 apresentações devem realizar agendamento na Divisão de Projetos de Educação Complementar, pelo telefone 3697-2363 ou pelo WhatsApp 9 8871-0939.

Programação

24/10 – segunda-feira
Apresentação de flauta – Alunos da E. M. João Pinheiro (Professor Edgar)
Apresentação do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani (Maestro Juliano Marques Barreto)
Apresentação “De Poços a Poços de Caldas” – CEI Maria do Rosário Bastos Anexo Apresentação das cápsulas do tempo das unidades escolares, dentro da programação dos 150 anos de Poços de Caldas

25/10 – terça-feira
8h – “150 anos de nós” – E.M. Dona Mariquinhas Brochado
9h15– “São Benedito e os Negros” – E.E. Dr. Edmundo Gouvea Cardillo
10h30 – “O perigoso homem do saco” – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
13h30 – “Uma história de lobo mau em Poços de Caldas” – E.M. Sérgio de Freitas Pacheco
15h – “O resgate da princesa” – CEI Acalanto

26/10 – quarta-feira
8h – “Poços de seu ensino literário para surdos” – E.E. Francisco Escobar
9h 15 – “Lua de Mel em Poços de Caldas” – E.M. José Avelino
13h30 – “O Pedro Botelho e a fundação de Poços de Caldas pelas águas sulfurosas” – E.M. Raphael Sanches
15h – “Os aventureiros e a água misteriosa” – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza

27/10 – quinta-feira
8h – “Homenagem à Dona Orlanda – Jogral” – E.M. Dr. Haroldo Affonso Junqueira
9h15 – “A força da mulher: Laudelina heroína poços-caldense” – E.M. Wilson Hedy Molinari
10h30 – “Auto da Compadecida” – Centro Educacional Inovação
13h30 – “Jacques: uma história de amor e caridade” – E.M. Professora Carmélia de Castro
15h – “A costureira da rainha” – Centro Educacional Inovação.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas.