• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Setembro Amarelo: “Procurem ajuda”, destaca Anderson Souza, encarregado do Serviço de Saúde Mental

Anderson destaca que Varginha oferece auxílio nas PSF’s e CAP’s.

Redação CSul / Foto: CSul

Tem início nesta quinta-feira (1°), o mês de conscientização e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”. A campanha é a maior anti estigma do mundo, neste ano o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

O Secretário Municipal de Saúde de Varginha, Dr Armando Fortunato Filho e o encarregado do Serviço de Saúde Mental, Anderson José de Souza, destacaram a importância da campanha e da vida.

Conforme Armando, neste mês os profissionais da saúde se unem para reforçar a importância de se conscientizar sobre o tema. “Fiquemos atentos”, concluiu.

“É muito importante lembrar a população deste mês! É importante que as famílias fiquem atentas aos sinais, principalmente neste pós pandemia”, esclareceu.

Onde conseguir ajuda

Anderson Souza reforçou ainda que, a campanha reforça a importância da saúde mental e a necessidade em buscar ajuda quando necessário.

“Aqueles que sofrem de depressão entre outras doenças, se sentem muito sozinhos, mas estamos aqui para ajudar”, disse.

Conforme Anderson, neste mês são trabalhadas atividades afim de orientar as pessoas a buscarem ajuda quando necessário.

“Em Varginha, aqueles que precisarem podem consultar com psicólogos que atendem na atenção básica, nos PSF’s ou até mesmo os CAPS, em casos mais graves”, afirmou.

Ele conta que, o município oferta três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), para pessoas acima de 18 anos, infanto-juvenil e para aqueles que sofrem com álcool ou drogas.

“Precisou de ajuda, procurem a saúde mental! Como referência as PSF’s ou em casos mais graves os Caps. Não há necessidade de encaminhamento, basta procurar ajuda e será agendado atendimento ou acolhimento”, finalizou.