• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

MPMG e PM realizam operação no Sul de Minas para combater tráfico de drogas

Participam da operação dois promotores de Justiça, 54 policiais militares e 51 policiais penais. 

Foto: CSul.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Pouso Alegre, e da Promotoria de Justiça Criminal de São Lourenço, e a Polícia Militar (PMMG), com o apoio da Polícia Penal, deflagraram ontem, 20 de novembro, a operação “Ascendente”. 

A investigação, desdobramento da operação “Ecossistema”, realizada em 2021, busca desarticular os principais pontos de comércio de drogas no bairro Nossa Senhora de Lourdes e adjacências, em São Lourenço, Sul do estado. De acordo com as investigações, após a morte de pessoa ligada à facção criminosa PCC no ano de 2019, o território onde ocorria intenso tráfico de entorpecentes passou a ser disputado por diversos grupos, os quais passaram a ser investigados pelo MPMG. 

Até o momento, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Além disso, foram realizadas vistorias em quatro celas da unidade prisional de São Lourenço. 

As diligências prosseguem nesta terça-feira, 22, visando ao cumprimento de outros mandados de prisão cautelar. 

A partir do policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar e do trabalho de investigação, foi possível, nos últimos meses, a apreensão de 273 pedras e papelotes de crack, 13 buchas e 02 tabletes de maconha e 15 porções de cocaína, além da prisão de pessoas responsáveis pela guarda e venda de drogas. 

Ao longo dos dois dias de operação, foram arrecadados R$ 43.785,00; quatro tabletes de maconha; uma balança de precisão; 12 telefones celulares, dois rádios transceptores (HT), uma arma de fogo e 20 munições.   

Participam da operação dois promotores de Justiça, 54 policiais militares e 51 policiais penais. 

Fonte: MPMG.