Seduc faz lançamento do programa “Avalia Varginha” em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/JF (CAEd)

Nesta quinta-feira (6), no auditório do SEBRAE, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou mais um programa de sucesso a ser aplicado em toda a Rede Municipal de Ensino de Varginha, o “AVALIA VARGINHA”, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), de Juiz de Fora, uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas.

Além das equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino de Varginha, representadas por supervisoras e diretoras das escolas municipais, participaram do encontro o prefeito Antônio Silva, a secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho, a diretora do Departamento Geral de Ensino, Elaine Biancasteli Amarante, juntamente com a equipe de coordenadoras da SEDUC. As representantes da equipe de campo do CAEd,  Raquel Montini e Eveline Siervi, também marcaram presença e apresentaram a estrutura e aplicação do programa para todos os presentes.

A secretária Rosana Carvalho fez a abertura do evento, onde declarou que todo trabalho que vem sendo feito nas unidades escolares da rede municipal visa possibilitar avanços na gestão pedagógica, propor estratégias de intervenção, capacitar e apoiar os professores e, assim, garantir a aprendizagem dos alunos no tempo certo.  A seguir passou a palavra ao prefeito Antônio Silva que trouxe palavras de ânimo e congratulações a todos os presentes. “O município tem uma educação básica muito bem consolidada. Temos que destacar o belo trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe da Educação, onde o esforço de todos fortalece o grupo e promove a melhoria dos resultados”, destacou ele.

O “AVALIA VARGINHA” pretende apontar caminhos para contribuir com a prática dos gestores administrativos e pedagógicos e aperfeiçoar o desempenho dos estudantes das instituições escolares. Este programa permitirá a realização de diagnósticos mais precisos sobre o desempenho dos estudantes, através da aplicação de avaliações diagnósticas e processuais, cujos dados coletados e analisados indicarão as possíveis intervenções pedagógicas e políticas a serem utilizadas para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino em toda a rede. Isso possibilitará definir prioridades e estabelecer quais ações educacionais serão necessárias para auxiliar os alunos no seu processo educativo, e possivelmente prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento.

É fundamental, portanto, que todos os agentes do processo educativo estejam envolvidos com essa tarefa. Será um trabalho coletivo, onde o empenho de todos aprimorará a efetividade do trabalho a ser feito, trazendo resultados positivos para a melhoria do processo ensino aprendizagem de nossos discentes.

É a Secretaria Municipal de Educação aprimorando processos, para obter em suas ações mais sucesso!

Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *