• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura antecipa ações do Outubro Rosa, mês do Câncer de Mama

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu por antecipar as ações do Outubro Rosa 2019. A partir do mês de agosto as Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para adiantar as Mamografias de RASTREAMENTO para mulheres de 50 à 69 anos.

De acordo com a enfermeira Andrea Maróstica, coordenadora da Atenção Básica,  as  mamografias de rastreamento estarão liberadas nas Unidades de Saúde para aquelas mulheres na faixa etária dos 50 à 69 anos de idade,   que fazem o rastreamento a cada 24 meses (dois anos).

O objetivo da antecipação do Outubro Rosa é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre os tipos de câncer, que são um dos mais incidentes no Brasil.

Andrea Maróstica  explica que a intenção é que as mulheres procurem fazer os exames, pois a prevenção é sempre o melhor caminho. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais chances de cura as mulheres têm e menos probabilidade de vir a óbito. Por isso, é importante que elas se cuidem”.

Para realizarem a mamografia de rastreamento, as mulheres que se enquadram na faixa etária devem procurar pelas  Unidades  Básicas de Saúde que vão liberar as guias e agendar os exames. Em Varginha, este ano de 2019 a medida de mamografias de rastreamento gira em torno de 240/mês.

Diferença entre Mamografia de Rastreamento e Mamografia de diagnóstico

Rastreamento: Realizada por mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama, é recomendada para mulheres de 50 à 69 anos de idade, pois nessa faixa etária os benefícios do exame são maiores que os possíveis riscos.

Diagnóstica: Realizada por mulheres de qualquer idade quando há suspeita de câncer de mama.

Fonte: Prefeitura de Varginha / Foto: Reprodução site interligadonline.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *