Dia Mundial do Rim alerta para saúde renal da mulher

O Dia Mundial do Rim de 2018, comemorado anualmente toda segunda quinta-feira de março, alerta para a saúde renal da mulher. A data, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, chama atenção para dados sobre a doença no sexo feminino.

Com o tema “Saúde da Mulher – Cuide dos seus Rins”, o objetivo da campanha é promover à prevenção das doenças renais e estimular os cuidados com a saúde da mulher. Em Varginha, Fundação Pró-Rim realiza diversas atividades nos dias 7 e 10 de março.

Comorbidades como a obesidade, diabetes e pressão alta aumentam o risco da doença. Mas existem também outros problemas que facilitam a propensão a doença renal crônica (DRC), como o lúpus, doença inflamatória de origem autoimune que causa variadas manifestações, e a infecção urinária, também conhecida como cistite.

“Essas doenças, quando não tratadas corretamente, podem evoluir para a insuficiência renal. O Lúpus, especificamente, afeta os rins devido ao desequilíbrio na produção de anticorpos responsáveis pela proteína do próprio organismo e causam a inflamação do tecido renal, levando à fibrose e interrupção de seu funcionamento”, explica o médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, Marcos Vieira.

Programação em Varginha

Quinta-feira (8)

  • Lanche especial para os pacientes e acompanhantes das 10h30 às 11h45 e das 15h30 às 16h45;
  • Apresentação artística do Quarteto Morena;
  • Dia da beleza para as pacientes da hemodiálise;
  • Campanha de Prevenção da doença através de panfletagem.

Sábado (10)

  • Corrida para Mulheres a partir das 08h30 no Alto da Cemig;
  • Campanha de Prevenção da Doença, através de panfletagem, aferição de glicose  e pressão arterial;
  • Sessão de beleza, massagem, alongamento, aulão de zumba, sorteio de brindes.

Sobre a Associação

A Associação de Renais Crônicos e Transplantados Renais de Varginha e região, o Pró-Rim, criado em 16 de abril de 2005é uma sociedade de caráter beneficente, sem fins lucrativos, políticos e religiosos.Está localizado à Rua Álvaro Mendes, nº 771, no estacionamento do Hospital Bom Pastor.

Todos os membros da diretoria são voluntários, sem remuneração ou concessão de vantagens, sob qualquer forma. A administração é feita pela Diretoria, Conselho Fiscal e pela Assembléia Geral.

O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14hàs 18h, de segunda à sexta-feira, tendo uma funcionária para atendimento neste período.

Pacientes em hemodiálise são de Varginha e de diversas cidades da região, como Elói Mendes, Três Pontas, Santana da Vargem, Boa Esperança, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha, Ilicínea, Carmo da Cachoeira e Monsenhor Paulo.

Finalidade da Associação é conscientizar a população e seus familiares sobre a problemática que envolve o paciente portador de insuficiência renal aguda ou crônica, dos doadores e transplantados renais, e ajudá-los em suas necessidades, como medicamentos, cestas básicas, orientações, apoio psicológico, fornecimento de fraldas geriátricas, lanche antes e após as sessões de hemodiálise.

Associação também empresta muletas, cadeiras de rodas e banho aos pacientes. Suplementos Carbonato de Cálcio e Renalvit Plus são vendidos a preço de custo, com o objetivo de ajudar os pacientes.

São realizadas campanhas e orientações à população sobre a importância da doação de órgãos e da prevenção da doença, através de campanhas nas praças da cidade e escolas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *