• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Ações mobilizam cidades durante ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti

No último sábado (16), pelo menos 20 cidades da região realizaram ações de combate, prevenção e conscientização da importância de eliminar os focos do Aedes aegypti, durante a 4ª Campanha Regional de Combate ao mosquito.

Por causa da chuva, outros 19 municípios cancelaram as ações que estavam programadas, mas já foram remarcadas em Campanha, Cristais, Perdões, São Gonçalo do Sapucaí e Baependi. Nos demais municípios, a campanha aconteceu durante a semana.

Durante o “Dia D” foram realizadas orientações e atividades gratuitas de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A campanha também aconteceu em outras cidades da área de cobertura da EPTV, no interior de São Paulo. Ao todo, estavam previstas ações em pelo menos 317 cidades.

Em todo o Sul de Minas, já são mais de 1,8 mil casos prováveis da doença. Em todo o estado, os números chegam a quase 18 mil.

São Sebastião do Paraíso lidera o ranking negativo de casos na região. A cidade ultrapassou Passos, que estava em 1º lugar até a semana passada. Agora, São Sebastião do Paraíso tem 809 casos prováveis, contra 778 em Passos.

Ações

Em Varginha, a chuva atrapalhou a visita dos agentes às casas da região central. Algumas ações foram mantidas, como a apresentação de dança e blitz educativa. Na cidade, até agora, são dois casos de dengue investigados.

Em Poços de Caldas, a limpeza foi intensificada nos terrenos baldios e nas casas. Os caminhões da prefeitura passaram pelos bairros Dom Bosco e Estância São José, já que o Lira, Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, apontou dados preocupantes nessa região. Na cidade, já são 29 casos suspeitos da doença e dois confirmados.

Em Guaxupé, os agentes recolheram lixo de casas e das ruas. Em Cachoeira de Minas, teve panfletagem na praça central e ações de saúde para a população. Em Estiva, um grupo percorreu as ruas da cidade recolhendo lixo. Em Nepomuceno e Senador Amaral, os agentes fizeram limpeza em casas com lixo acumulado. Já em Pouso Alegre, vários pneus foram recolhidos.

Em Alterosa, as ações se concentraram no Distrito de Cavacos, que apresentou maior índice de infestação do mosquito. Em Andradas, três bairros foram visitados. Os agentes encontraram 54 focos do mosquito. Em Caxambu, os trabalhos aconteceram no bairro Caxambu Velho. Quatro caminhões lotados de entulho foram retirados do bairro. Ação contou com a parceria da Secretaria de Obras, agentes e coordenadores da epidemiologia.

Danielle
Danielle

Fonte: G1 Sul de Minas / EPTV / Foto: Reprodução EPTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *